(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATAQUE

Ministério da Saúde anuncia medidas após ataque de hackers; confira

Segundo o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, apenas os registros de vacinação ainda não foram restabelecidos


10/12/2021 18:00 - atualizado 10/12/2021 18:18

Rodrigo Cruz dá entrevista coletiva
Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz explica ataque de hackers (foto: Tv Brasil/Reprodução)
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o número “02” da pasta, afirmou, nesta sexta (10/12), que nos diferentes sistemas, apenas o de registro de vacinação ainda não foi restabelecido. 
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa para esclarecer o ataque por hackers, que invadiram o site da pasta, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a COVID-19 – na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.
 
“Diversos sistemas extremamente importantes para o funcionamento do sistema de saúde foram restabelecidos”, disse Cruz. “O time está trabalhando intensamente para conseguir restabelecer isso da forma mais rápida possível, não só a equipe do ministério mas também a empresa contratada”, afirmou.
 
Segundo o secretário-executivo, o SisReg, que regula as filas e que marca as cirurgias, que também ficou fora do ar, já foi restabelecido.
 
Sobre a vacinação, o secretário-executivo disse que não dará um prazo para resolver essa  questão. "O Datasus está fazendo trabalho junto com a empresa, não temos informações precisa sobre se em 2, 3 dias restituiremos, mas, assim que a gente tiver previsão da equipe de tecnologia, vamos informar. Estamos trabalhando com a possibilidade de uma solução intermediária, mas estamos aguardando as etapas acontecerem para comunicar", disse Cruz.
 
Também explicou que o Brasil enviará um comunicado aos países para comunicar o problema nos dados de vacinação e solicitar que aceitem o cartão físico como comprovante para entrada. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)