(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Deputados protocolam ação contra ministro por 'interferência política' no Enem

Eles também pedem que quaisquer 'agentes públicos eventualmente envolvidos' no 'controle ideológico' do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam punidos


17/11/2021 21:09 - atualizado 17/11/2021 23:26

Milton Ribeiro
Nesta quarta-feira, Milton Ribeiro negou que teria interferido na elaboração das questões do Enem e alegou que a exoneração coletiva de servidores do Inep tinha um 'fator econômico' (foto: Presidência da República/Divulgação )

Um grupo de nove deputados federais protocolou nesta quarta-feira, 17, ação contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Inep, Danilo Dupas, pedindo que o Ministério Público Federal os investigue por improbidade administrativa. Eles também pedem que quaisquer "agentes públicos eventualmente envolvidos" no "controle ideológico" do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam punidos.



O documento se refere à "crise instaurada no Inep" e "um verdadeiro processo de desmonte" do órgão, responsável pela elaboração do Enem, que teria culminado na desoneração coletiva de 37 servidores. A situação de "fragilidade técnica e administrativa", alegam, teria se agravado "pela prática de intimidação e censura" e de "assédio moral" contra os funcionários e colocaria em risco a segurança, o sigilo e a igualdade no processo de seleção do Enem.

O requerimento é assinado pelos deputados Rosa Neide (PT), Marcelo Freixo (PSOL), Lídice da Mata (PSB), Tábata Amaral (PSB), Bohn Gass (PT), Professor Israel (PV), Alessandro Molon (PSB) e Idilvan Alencar (PDT). "A fragilidade técnica e administrativa, segundo alegam os próprios servidores, guarda relação com as investidas de interferência política sobre a entidade, com inobservância de critérios técnicos e pedagógicos essenciais à eficiência, à moralidade e à impessoalidade do Exame Nacional do Ensino Médio", diz o documento.

O Enem é realizado por cerca de 3,1 milhões de candidatos ao ingresso no ensino superior. É o principal meio de acesso às universidades do Brasil. As provas são realizados anualmente.

Nesta quarta-feira, Milton Ribeiro negou que teria interferido na elaboração das questões do Enem e alegou que a exoneração coletiva de servidores do Inep tinha um "fator econômico". Durante depoimento na Câmara dos Deputados, o ministro também criticou o fato de que a alteração da prova tenha se tornado público.

Ainda nesta semana, entretanto, o presidente Jair Bolsonaro disse que agora o Enem "teria a cara do governo". Depois, criticou as versões passadas e as classificou como "ativismo político e comportamental".

No documento entregue ao MPF, os deputados pedem que o órgão adote "as devidas providências no sentido de apurar a ocorrência de eventuais atos de improbidade administrativa" e ofereça uma denúncia formal ao Supremo Tribunal Federal. Eles também frisam que a proximidade do exame, a ser aplicado nos próximos dias 21 e 28, pode gerar "instabilidade e indefinição", "falhas organizativas" e "desmotivação dos estudantes".

A reportagem tentou contato com o MPF, mas não recebeu resposta até a publicação desse texto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)