Publicidade

Estado de Minas LINGUAGEM NEUTRA

'Todes': Mário Frias critica termo em post do Museu da Língua Portuguesa

O secretário especial de Cultura postou em seu perfil do Twitter que o museu está 'vandalizando nossa cultura'


23/07/2021 21:59 - atualizado 23/07/2021 22:39

O secretário Mário Frias disse que não quer que recursos do governo federal sirvam para que 'agentes públicos brinquem de revolução'(foto: Reprodução de Internet)
O secretário Mário Frias disse que não quer que recursos do governo federal sirvam para que 'agentes públicos brinquem de revolução' (foto: Reprodução de Internet)

 

O Museu Nacional da Língua Portuguesa (MLP) fez uma publicação com o uso do termo “todes”, em uma redes social, que gerou reação negativa do secretário especial de Cultura do governo federal, Mario Frias, nesta sexta-feira (23/7). O uso da linguagem neutra incomodou o ex-ator.

“Nesta nova fase do MLP, a vírgula – uma pausa ligeira, respiro – representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos! #31JulhoMLP”, escreveu a fundação, no Twitter.

 

 

 

Em resposta, o secretário escreveu que não aceitará que o investimento do governo federal, de R$ 56 milhões, para obras do Museu da Língua Portuguesa para "preservação da língua (...) sirva para que agentes públicos brinquem de revolução”. 

 

Frias também atacou o governo do Estado de São Paulo, dizendo que “se comporta como militante, vandalizando nossa cultura”.

 

 

 

 

O Museu Nacional da Língua Portuguesa respondeu, em nota, que desde a fundação (2006) "se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora".

Acrescentou que, dessa forma, "está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade”.

“Todes” e linguagem neutra

O termo “todes” faz parte da linguagem neutra, que coloca em discussão a designação de gênero às palavras pelo uso das vogais A e O.

  

Existem diversas substituições dessas letras, como “todes”, todxs ou “tod@s”.

Reconstrução

Em dezembro de 2015, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional da Língua Portuguesa, situado na Região Central de São Paulo. 

Após três anos e meio de apuração, a Polícia Civil-SP concluiu o inquérito sem apontar culpados pelo incêndio, que provocou a morte de um bombeiro civil. 

As obras de reconstrução começaram em março de 2017 e foram até o final de 2019. Ele será reaberto oficialmente em 31 de julho.

Com recursos da iniciativa pública e privada, o total investido na recuperação do museu foi R$ 84 milhões

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade