(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAS

Em reunião com governadores, Queiroga prevê 100 milhões de doses até agosto

Ministro da Saúde promete que o Brasil vacinará maiores de 18 anos até setembro


13/07/2021 14:08 - atualizado 13/07/2021 14:44

Queiroga reforçou que trabalho conjunto e políticas públicas alinhadas são fundamentais para colocar fim à pandemia(foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)
Queiroga reforçou que trabalho conjunto e políticas públicas alinhadas são fundamentais para colocar fim à pandemia (foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)
 

Os governadores realizaram na manhã desta terça-feira (13/7), uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na pauta, estavam assuntos como o cronograma de vacinação e pleito para a antecipação da segunda dose. Após a reunião, Queiroga foi às redes sociais detalhar as discussões.

 

 

De acordo com o anúncio, em julho, o Brasil receberá cerca de 41 milhões de doses e, em agosto, a previsão é de 60 milhões. Segundo ele, os imunizantes serão distribuídas de forma igualitária aos Estados. "Até setembro, iremos vacinar toda população maior de 18 anos", garantiu o ministro.

 

No Twitter, Queiroga reforçou que trabalho conjunto e políticas públicas alinhadas são fundamentais para colocar fim à pandemia no país. "Com apoio de todos, iremos potencializar ainda mais o andamento da vacinação no Brasil. É o que precisamos agora: prosseguir com a vacinação e retorno seguro às atividades para não retrocedermos", declarou o ministro.


Os governadores também compartilharam registros da reunião e as solicitações feitas ao gestor da Saúde. Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi pedido que o Ministério da Saúde passe a divulgar, semanalmente e de forma objetiva, quantas doses cada Estado deve receber. A medida, segundo ela, visa à maior transparência sobre os imunizantes para que não haja descontinuidade do calendário de vacinação nos Estados e municípios.

"É a necessidade de acelerar a entrega dessas vacinas, portanto, o cumprimento deste calendário para que nós possamos, se Deus quiser, chegar à cobertura vacinal em setembro vacinando as pessoas a partir de 18 anos de idade", declarou a chefe do Executivo estadual.

 

Segunda dose 

Outro ponto importante da reunião foi a discussão para a antecipação da segunda dose dos imunizantes. Segundo Bezerra, Queiroga solicitou um tempo para analisar o pedido e dar um retorno aos governadores.


Sobre as demandas estaduais, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que pediu a revisão dos critérios de quantitativo de doses enviadas aos Estados. Segundo ele, apesar de o Pará ser um dos Estados que mais vacina, a taxa de imunização da população paraense ainda é baixa. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se juntou ao coro e denunciou que as vacinas não estão sendo distribuídas de forma proporcional.

Sem dar mais detalhes, Costa publicou que a população baiana tem recebido menos doses em comparação aos Estados. "Já passou da hora do Ministério da Saúde corrigir esta distorção e distribuir as vacinas de forma proporcional a cada Estado e cidade", declarou o governador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)