(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Covaxin: no foco da CPI, Precisa pede autorização para uso emergencial

Contrato do Ministério da Saúde com a Precisa, representante no Brasil do laboratório indiano Bharat Biotech, é alvo de investigações da CPI da COVID


29/06/2021 10:52

None
(foto: AFP / DIBYANGSHU SARKAR)
Alvo de investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, a Precisa Medicamentos, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no Brasil, solicitou nesta terça-feira (29/6) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para o uso emergencial da vacina Covaxin.

O órgão regulador anunciou que recebeu o pedido e iniciou a triagem dos documentos enviados pela empresa. "As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis", informou em nota.

A partir dai, com todos os documentos necessários em mãos, a Anvisa pode levar de sete a 30 dias para definir se autoriza ou não o uso emergencial da vacina no Brasil.

Importação

Segundo a Precisa Medicamentos, a autorização para uso emergencial "é a única etapa que falta para que 20 milhões de doses comecem a ser importadas e aplicadas no Brasil". O Ministério da Saúde assinou contrato com a farmacêutica indiana Bharat Biotech para a compra do imunizante em 25 de fevereiro, mas até o momento o Brasil não recebeu nenhuma dose do imunizante , que até o início deste mês não tinha autorização para ser importado ao país. 

Em 4 de junho, a Anvisa aprovou a importação excepcional de 4 milhões de doses da Covaxin pelo Ministério da Saúde, que deve aplicar o imunizante somente sob condições específicas determinadas pela Anvisa. Mesmo com a aprovação da importação da vacina, o governo federal ainda não recebeu nenhuma dose da Covaxin.

O contrato de R$ 1,6 bilhão para aquisição de 20 milhões de doses da Covaxin é alvo de investigação da CPI da COVID.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)