(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRECONCEITO

Jovem negro relata racismo no Rio de Janeiro após ser acusado de roubo

Matheus Ribeiro estava com sua bicicleta elétrica no Bairro do Leblon, Zona Sul da cidade, e foi surpreendido com a acusação do casal de jovens brancos


14/06/2021 12:24 - atualizado 14/06/2021 12:57

Matheus Ribeiro publicou uma foto nas redes sociais com sua bicicleta elétrica e relatando o caso de racismo que sofreu(foto: Reprodução/Redes sociais)
Matheus Ribeiro publicou uma foto nas redes sociais com sua bicicleta elétrica e relatando o caso de racismo que sofreu (foto: Reprodução/Redes sociais)
Enquanto esperava a namorada para comemorar o Dia dos Namorados, no sábado (12/6), no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, Matheus Ribeiro, um jovem negro, foi acusado de roubo. Um casal de jovens brancos insinuou que o instrutor de surf teria furtado a bicicleta da menina. Ele compartilhou o desabafo nas redes sociais, dizendo que depois da situação, estava “sem clima de amor”, e o caso repercutiu.
 
 

“Na tarde de ontem, dia dos namorados, eu estava esperando minha namorada em frente ao shopping Leblon quando do nada me aparecem esses dois jovens com as seguintes frases: “VOCÊ PEGOU ESSA BICICLETA ALI AGORA, NAO FOI?”, “É SIM, ESSA BICICLETA É MINHA!” - replicou a jovem moça”, escreveu Matheus em seu perfil do Instagram.
 
Ele tentou se defender e mostrar que a bicicleta era dele. “E daí, eu sem entender nada, fui tentar mostrar pros dois que a bicicleta é minha, com fotos antigas com ela, chave, o que foi possível naquele momento de segundo. Porém eu só consegui provar que a bicicleta é minha, quando sem minha autorização, o lindo rapaz pega o cadeado da minha bicicleta e tenta abrir Frustrado com sua tentativa, ele diz que não me acusou, afinal, o rapaz só estava perguntando…”

O instrutor de surf se indignou com a situação. “Moral da história, esses filhos da p*** não aguentam nos ver com nada, no mesmo lugar que eles?! Piorou. Eu não era alguém pedindo esmola ou vendendo jujuba… Um preto numa bike elétrica?! No Leblon???! Aaah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele…”, acrescentou.
 

“São coisas que encabulam o racista. Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove. Então eu quero que todos vão se f***, quem pensa igual, quem acha que é mimimi, mas principalmente quem não vê maldade em situações como essa. Isso não foi um desespero de quem foi furtado, isso o é o desespero do racista quando vê a gente perto”, afirmou.
 
Ele ainda deixou um recado para outras pessoas da mesma cor de pele: “Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem a sua cabeça é que algum neguinho levou. E pra você, que é pretin igual eu, seja cuidadoso ao andar em lugares assim. Eles vão te culpar, pra depois verem o que aconteceu”, finalizou.
 
O vídeo repercutiu nas redes sociais e várias pessoas se indignaram com a situação. Breno Laerte, ativista, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) compartilhou o vídeo. "Continuem expondo a foto desses racistas. Tem que se ferrar e muito!", escreveu. 
 
 
"Racismo racismo racismo. Todos os dias. Não me peçam pra comentar, estamos exaustos", disse a atriz Heslaine Vieira no Twitter.
  
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)