(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Fiocruz faz sua maior entrega de vacinas com 6,5 milhões de doses

Biomanguinhos, ligado à fundação, já produziu e repassou ao governo federal 26,5 milhões de doses de imunizantes; 19,7 milhões só em abril


30/04/2021 19:52 - atualizado 30/04/2021 21:08

Fiocruz produz as doses da vacina contra a COVID-19 em Biomanguinhos(foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Fiocruz produz as doses da vacina contra a COVID-19 em Biomanguinhos (foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)
A Fiocruz fez nesta sexta-feira (30/4), sua maior entrega da vacina Oxford/AstraZeneca. Foram 6,5 milhões de doses destinadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, Biomanguinhos, ligado à fundação, já produziu e repassou ao governo federal 26,5 milhões de doses de imunizantes contra a COVID-19. Foram 19,7 milhões apenas em abril, superando em um milhão de doses a previsão original.

 



Para maio, a previsão é fornecer outras 21,5 milhões de doses. Com a chegada de um novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no último sábado, a fundação tem matéria prima suficiente para a produção de imunizantes até o início de junho. Para esse mês, está prevista a entrega de 34,2 milhões de doses.

Se não houver imprevistos, a Fiocruz espera cumprir o cronograma inicial e entregar 100 milhões de doses até o fim de julho.

"Já estamos produzindo um milhão de doses por dia", afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Ao longo desta semana, a Fiocruz recebeu representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles foram verificar as condições técnico-operacionais da planta industrial onde será produzido o IFA nacional para a vacina.

A inspeção começou na segunda (26/4), e terminou nesta sexta (30/4). Trata-se de um passo importante para viabilizar a produção 100% nacional do imunizante no segundo semestre. Com isso, a transferência de tecnologia se completa, e a fundação ganha total autonomia na produção da vacina contra a COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)