(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Doria critica governador do RJ que negou-se a assinar 'pacto pela vida e saúde'

Governador de SP lamentou que colega tenha flexibilizado medidas de contenção da pandemia da COVID-19


11/03/2021 14:40 - atualizado 11/03/2021 15:47

Doria ressaltou que governadores, principalmente os que assinaram o pacto nacional, estão comprometidos na coordenação contra a COVID(foto: GovSP)
Doria ressaltou que governadores, principalmente os que assinaram o pacto nacional, estão comprometidos na coordenação contra a COVID (foto: GovSP)
O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), por flexibilizar medidas de contenção da disseminação do novo coronavírus.

Castro é um dos cinco governadores que retiraram seu nome de carta assinada em conjunto, chamada de "Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde". Também retiraram o nome do documento os governadores do Amazonas, Rondônia, Paraná e Santa Catarina.

"Lamento que o Rio de Janeiro, onde vivi parte da minha vida e conheci a minha esposa e tenho tantos e tantos amigos, ao invés de ter medidas que restrinjam - e com isso protejam a sua população - façam exatamente o caminho oposto. Mas não cabe a mim fazer esse juízo. Esse juízo deve ser da população do Rio de Janeiro", disse Doria.

Ao comentar sobre possíveis restrições a viagens interestaduais, o governador declarou que "não fará restrições aos nossos vizinhos, nós somos um só país". Durante sua fala, o governador voltou a fazer críticas ao governo federal, dizendo que "lamentavelmente" não há uma coordenação nacional para o combate à pandemia.

Segundo Doria, são os governadores, principalmente os que assinaram o pacto nacional, que estão comprometidos nessa coordenação, e reforçou que espera que os outros governadores que não assinaram o pacto "possam refletir sobre isso".

Doria destacou o trabalho dos governadores que assinaram o pacto. "Todos esses 22 governadores estão trabalhando, inclusive em alguns casos consorciadamente, para a aquisição de mais vacinas independentemente do governo federal, que sistematicamente diz que comprou vacinas, comprou vacinas e comprou vacinas. O que nós precisamos é das vacinas, e não do anúncio das vacinas. Pessoas querem vacinas no braço, e não no papel. Não é isso que está acontecendo", disse.

Apelo às prefeituras

Ao anunciar as novas medidas restritivas para conter a disseminação da COVID-19 no estado, Doria fez um apelo para que o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), mobilizasse prefeituras regionais, subprefeituras e todo o sistema de vigilância sanitária "para uma ação mais rigorosa diante da situação de emergência que nós estamos agora".

Ressaltando que a Vigilância Sanitária é fundamentalmente uma responsabilidade municipal, o apelo do governador se estendeu a prefeitos da região metropolitana, do interior e do litoral do estado. "Sejam solidários com os seus concidadãos, sejam solidários e atuem para defender aqueles que fazem o correto" disse, ao defender aqueles que adotam as medidas de distanciamento social. Ao fazer o pedido, Doria reforçou: "Estamos numa fase emergencial, isso exige também uma ação emergencial da vigilância."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)