(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Mandetta aponta erros na transferência de pacientes de Manaus

Ex-Ministro da Saúde afirma que governo não seguiu protocolos adequados para proteger doentes, familiares e profissionais envolvidos na estratégia


18/02/2021 19:00 - atualizado 18/02/2021 20:40

Mandetta crê que rigidez em protocolos de biossegurança poderiam evitar a disseminação de mutação da COVID-19(foto: AFP / EVARISTO SA)
Mandetta crê que rigidez em protocolos de biossegurança poderiam evitar a disseminação de mutação da COVID-19 (foto: AFP / EVARISTO SA)
Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta vê falhas na forma como pacientes de Manaus foram transferidos a outras partes do Brasil. Imersa em crise humanitária por falta de oxigênio, a cidade precisou enviar doentes a hospitais de diversos estados. Em entrevista ao Estado de Minas, Mandetta disse que a observância de protocolos sanitários poderia ter ajudado a evitar a disseminação da nova mutação da COVID-19.

“Por uma questão humanitária, você pode transferir? Pode. Mas tinha que ser feito todo o protocolo de biossegurança, dos pilotos e do pessoal que foi buscar no aeroporto. Separar as pessoas nos CTIs, separar enfermeiros e médicos, além de usar somente pessoal vacinado. Teria que ter sido feito com muito cuidado”, afirmou, nesta quinta-feira (18/02).

Para o antigo chefe da saúde federal, a estratégia adotada pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) fez com que os manauaras enxergassem a saída desordenada dos limites da cidade como opção mais segura. A migração acabou contribuindo para o espalhamento da variante.

“Quando fizeram do jeito que fizeram, sinalizaram para a população de Manaus, que saiu de barco em direção ao Pará e ‘desceu’ a Belém-Brasília, indo para Goiânia, Tocantins e Minas. Além dos (pacientes) que transferiram, sinalizaram que a melhor solução era sair da cidade”, criticou.

Municípios do interior brasileiro já detectaram infectados pela nova cepa. Araraquara, em São Paulo, e Uberaba, no Triângulo Mineiro, são casos do tipo — lá, cinco pacientes vindos de Manaus, portadores da mutação, acabaram morrendo.

“Os voos estão funcionando regularmente. O resto do mundo fechou os voos brasileiros. Viram que aquilo dali iria se espalhar. Se iria se espalhar para eles, imagina dentro do Brasil?”, indagou Mandetta.

Histórico


Segundo o mais recente boletim da doença, divulgado nessa quarta (17/02) pelo Ministério da Saúde, o país soma 9.978.747 infecções, com 242.090 baixas. Ministro da Saúde entre janeiro de 2019 e abril do ano passado, Mandetta deixou o Palácio do Planalto após entrar em rota de colisão com Jair Bolsonaro (sem partido). Enquanto o então chefe da saúde federal defendia a adoção de medidas restritivas, o presidente se mostrava cético em relação a ações do tipo.

Ele foi substituído pelo oncologista Nelson Teich, que durou menos de um mês no posto. O cargo foi ocupado pelo general Eduardo Pazuello, tido como especialista em logística. O militar assumiu interinamente e, tempos depois, acabou efetivado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)