(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GERAL

São Paulo reduz horários de bares e amplia funcionamento do comércio

Restrições diminuem em duas horas serviço de bares e consumo de bebidas alcóolicas em restaurantes e lojas de conveniência


11/12/2020 13:20 - atualizado 11/12/2020 13:51

Bares que ficavam abertos até às 22h, agora devem fechar às 20h(foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Bares que ficavam abertos até às 22h, agora devem fechar às 20h (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Diante da alta de casos de COVID-19 no Estado, o governo de São Paulo anunciou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 11, novas medidas restritivas para bares, restaurantes e lojas de conveniência. Como o Estadão adiantou, a gestão estadual decidiu reduzir o horário de funcionamento dos bares para até as 20 horas (até hoje, eles podiam ficar abertos até as 22 horas).

Os restaurantes poderão continuar funcionando até as 22 horas, mas a venda de bebida alcoólica só poderá ser feita até as 20 horas. A mesma regra valerá para as lojas de conveniência de postos de gasolina. As medidas têm como objetivo de reduzir aglomerações geralmente protagonizados por jovens.

Por outro lado, o governo decidiu ampliar de 10 para 12 horas o período de funcionamento dos comércios para evitar um acúmulo de clientes nas mesmas faixas de horário, principalmente durante o período de compras de fim de ano. As medidas começam a valer já à meia-noite deste sábado, 12, e terão duração de 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

Atualmente, todo o Estado está na fase amarela do plano São Paulo, que autoriza o funcionamento de bares e restaurantes até as 22 horas. Pelo programa de flexibilização da quarentena, chamado de Plano São Paulo, o Estado foi dividido em regiões e fases, que vão de 1 a 5, e podem reabrir gradualmente atividades econômicas a partir da classificação na fase 2 (laranja). As principais diferenças da fase 3 (amarela) em relação à fase 4 (verde) são a redução do atendimento de 60% para 40% da capacidade total, funcionamento por apenas 10 horas, com limite até as 22 horas.

O Estadão apurou que a decisão por ampliar as restrições veio da pressão de especialistas do Centro Estadual de Contingência, que, preocupados com a escalada da pandemia no Estado, pediam que o governo impedisse o funcionamento de bares após as 20 horas - período em que o movimento começa a ficar maior.

O grupo de técnicos que assessora o governo de São Paulo vem pedindo há dias medidas mais rígidas de quarentena no Estado, mas o governador João Doria estaria resistente a um endurecimento radical da quarentena, preocupado com um eventual desgaste político.

No dia 30 de novembro, o governador já havia anunciado maior restrição no Estado diante do aumento de casos. As regiões que estavam na fase verde regrediram para a fase amarela. Mesmo assim, o número de pessoas internadas nos hospitais e centros de saúde continua crescendo.

O número de hospitalizados passou de 9.689 no fim do mês passado para 10.670 nesta quinta-feira, 10. A taxa de ocupação dos leitos de UTI, que na época estava em 52,2% no Estado e 59,1% na Grande São Paulo, chegou a 57,5% e 64%, respectivamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)