(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Teste de antígeno: novo formato promete resultados para COVID-19 em até 30 minutos

Teste de antígenos é capaz de detectar pessoas infectadas por coronavírus, ainda em fase de transmissão. Modelo está aprovado pela Organização Mundial da Saúde


29/10/2020 13:58

Os testes rápidos permitem identificar se a pessoa está em fase de transmissão do vírus(foto: Breno Esaki/CB/D.A Press)
Os testes rápidos permitem identificar se a pessoa está em fase de transmissão do vírus (foto: Breno Esaki/CB/D.A Press)
Uma nova forma de testagem para detecção do vírus Sars-CoV-2 promete resultados em até 30 minutos. O teste de antígeno, aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendado pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), tem maior precisão em identificar pessoas infectadas e em período de transmissão da COVID-19.

David Urbaez, infectologista do laboratório Exame, explica que, enquanto o teste RT-PCR, aplicado desde o início da pandemia, detecta material genético do vírus a partir de secreções das mucosas nasais, o antígeno é capaz de encontrar fragmentos proteicos do vírus.

De acordo com ele, o formato RT-PCR tem sensibilidade analítica maior, no entanto, o novo recurso, detecta a infecção em fase de transmissão. "É a fase onde a segurança deve ser garantida. Portanto, é um teste que virá a fazer muito mais sua indicação pertinente, porque nós com isso detectaremos aqueles indivíduos que realmente estão em uma infecção capaz de ser passada para os outros."

A velocidade em que os resultados são obtidos também permite uma maior repetição da aplicação. "Você poderá repetir todos os dias, cinco vezes por semana, com grande foco em locais onde você tem que garantir a segurança. Isto é, viagens aéreas, serviços como escolas, hospitais, indústrias, onde você tem necessariamente que se expor", pondera.

Para o médico, o novo teste será uma grande arma no combate à COVID-19. "Com essa característica, coordenada com a rapidez da obtenção do diagnóstico, você realmente tem um aumento da acurácia."

Ainda assim, ele reforça que o isolamento, distanciamento, higiene das mãos e uso de máscaras continua sendo a forma mais eficiente de prevenção. "De maneira nenhuma o teste vem para substituir todas as medidas de distanciamento social. Muito pelo contrário", alerta.

O teste já está disponível em alguns laboratórios particulares do DF, como o Exame. O Correio questionou a Secretaria de Saúde sobre a previsão para aquisição de testes de antígeno para o Distrito Federal e aguarda resposta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)