(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RISCO

Sem máscaras, Eduardo e Flávio Bolsonaro visitam aldeia indígena no Amazonas

Indígenas têm sistema imunológico mais sensível e uso de máscaras respiratórias é de uso obrigatório para prevenção e contenção do novo coronavírus; filhos do presidente posaram para fotos com os índios sem usar o equipamento de proteção


23/09/2020 18:00 - atualizado 23/09/2020 19:58

A imagem foi publicada no perfil do Instagram do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto(foto: Instagram/Reprodução)
A imagem foi publicada no perfil do Instagram do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto (foto: Instagram/Reprodução)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) visitaram uma aldeia indígena no Amazonas e, sem respeitar as medidas de prevenção e contenção da COVID-19, posaram para fotos com a comunidade local. A imagem foi publicada no perfil do Instagram do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, e mostra que o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, também estava presente. Todos estavam sem máscaras.


O sistema imunológico dos indígenas é mais sensível que o da população urbana, uma vez que não possuem histórico de contato com os mesmos vírus e bactérias.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o advogado Luiz Eloy, liderança indígena, explicou a gravidade da ação. “Quando um vírus entra na aldeia, é muito diferente o impacto que tem no contexto urbano. Existe o risco concreto de ter a morte coletiva de comunidades inteiras. É uma irresponsabilidade muito grande”, afirmou.

 

De acordo com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 158 povos foram afetados pela pandemia e 32.990 indígenas já foram contaminados pela COVID-19, dos quais 825 morreram.

 

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)