(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS NO BRASIL

COVID-19: Brasil tem recorde de novos casos em 24h e ultrapassa 26 mil mortes

Ministério da Saúde atualizou o balanço nesta quinta-feira


postado em 28/05/2020 18:52 / atualizado em 28/05/2020 20:40

Brasil tem 26.754 mortes por Covid-19(foto: Nelson Almeida/AFP)
Brasil tem 26.754 mortes por Covid-19 (foto: Nelson Almeida/AFP)
Com um aumento de 26.417 ocorrências de COVID-19 nas últimas 24 horas – um novo recorde desde o início da pandemia –, o Brasil chegou a um total 438.238 casos comprovados da doença no país.

Números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira indicam que o Brasil já registra 26.754 mortes provocadas pela COVID-19. Nas últimas 24 horas desde o último balanço, foram 1.156 óbitos confirmados. 


Em Minas Gerais, já são 8.686 casos confirmados de coronavírus, com 255 mortes. Nas últimas 24 horas, foram 15 óbitos confirmados.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, há 162 pessoas internadas em Minas por cada da COVID-19. Outras 4.428 estão em tratamento hospitalar ou isoladas em suas residências. Os recuperados da doença no estado somam 4.003.

Apesar de ser o 2º estado mais populoso da federação, Minas é o penúltimo no ranking de contaminados, atrás apenas do Paraná.

A "baixa" quantidade de ocorrências de coronavírus no território mineiro podem ter relação com as medidas de isolamento social, mas também é necessário considerar a subnotificação de casos da COVID-19.

Em Minas Gerais, os testes foram aplicados apenas em pessoas com sintomas graves e em trabalhadores da segurança e da saúde sintomáticos casos graves. Testes também foram realizados em mortos em que há suspeita de que a causa do óbito tenha sido a COVID-19.

Nesta semana, o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, admitiu que, assim como ocorre em outras doenças, há inúmeras pessoas sem diagnóstico.

"Dentro de uma lógica de vigilância, é natural supor que você tem um grau de sub detecção e um grau de subnotificação. Isso para qualquer patologia, em qualquer momento. Isso antes, durante e após o COVID.  Para qualquer patologia, existem inúmeras pessoas lá fora, que nós não temos capacidade de fazer o diagnóstico de todas elas", declarou.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

MAPA DE CASOS POR ESTADO

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre

Tosse

Falta de ar e dificuldade para respirar

Problemas gástricos

Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia

Síndrome respiratória aguda severa

Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)