(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministério da Saúde confirma novo caso de coronavírus e número vai a 19

Novo caso foi confirmado na Bahia, o segundo no estado. Ele ocorreu por transmissão local


postado em 07/03/2020 19:16 / atualizado em 07/03/2020 20:54

Ministério da Saúde instala pia na entrada do prédio para a higienização das mãos(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Ministério da Saúde instala pia na entrada do prédio para a higienização das mãos (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


O Ministério da Saúde confirmou hoje seis novos casos de infecção pelo coronavírus no Brasil, dois deles em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Distrito Federal e um na Bahia. Com isso, o País tem 19 casos confirmados da doença em quatro Estados e no DF.

Um dos casos confirmados pela pasta é o de uma mulher de 52 anos que testou positivo para a doença na quinta-feira (5), mas aguardava o resultado de contraprova.

A paciente está internada em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos. Em boletim médico divulgado pouco depois das 18h, a Secretaria de Saúde do DF informou que a mulher está com "suporte ventilatório e hemodinâmico".

"Ela apresenta síndrome respiratória aguda severa e tem comorbidades, que agravam o quadro clínico. A paciente está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e todo suporte técnico-científico", diz a nota.



A mulher esteve em viagem no Reino Unido e na Suíça e começou a apresentar febre, tosse e secreções em 26 de fevereiro. Ela compareceu a unidade de saúde particular na quarta-feira (4), onde testou positivo para o coronavírus e de lá foi transferida para HRAN - unidade listada como referência para o tratamento da doença.

Com o registro, o Brasil soma agora 19 casos infecção pelo Covid-19, espalhados por São Paulo (13), Rio de Janeiro (2), Bahia (2), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1). Na Bahia, o segundo caso confirmado ocorreu por transmissão local (contato do 1º caso confirmado no Estado).



Já os casos suspeitos caíram entre ontem e hoje, de 768 para 674. Mais 601 casos foram descartados pelas autoridades de saúde. São Paulo segue liderando a quantidade de suspeitas, com 184. Em seguida vêm Minas Gerais (123), Rio de Janeiro (111), Rio Grande do Sul (88) e Santa Catarina (44).

Em cinco estados não foram registrados até agora casos suspeitos: Maranhão, Amapá, Roraima, Acre e Tocantins.

Ontem, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que o governo passará a observar com cuidado pessoas de voos internacionais de toda a América do Norte, Europa e Ásia, em vez de países específicos.

Além disso, o titular da pasta informou que prepara medidas como a regulamentação do isolamento domiciliar, a aquisição de mais máscaras e a facilitação da habilitação de leitos como forma de viabilizar estrutura de atendimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)