(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PERNAMBUCO

Galo da Madrugada faz homenagem à xilogravura e ao cordel

No sábado do Zé Pereira, centro do Recife é invadido por uma multidão com mais de 30 trios elétricos e 42 atrações, como Pabllo Vittar e Elba Ramalho


postado em 22/02/2020 15:37 / atualizado em 23/02/2020 17:18

O 43° desfile do Galo da Madrugada reverencia o embolador Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco (foto: ARTHUR SOUZA/LEIAJÁIMAGENS/ESTADãO CONTEúDO)
O 43° desfile do Galo da Madrugada reverencia o embolador Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco (foto: ARTHUR SOUZA/LEIAJÁIMAGENS/ESTADãO CONTEúDO)


O desfile do Galo da Madrugada vem arrastando uma multidão para o Centro do Recife neste sábado de Zé Pereira. Desde cedo, os foliões já estavam nas ruas a todo vapor para acompanhar o maior bloco do mundo.

O 43° desfile conta com 30 trios elétricos. De acordo com o vice-presidente do bloco, Rordigo Meneses, o desfile deve terminar por volta das 18h30. A concentração começou às 8h e, em seguida, o cortejo deu início ao desfile.

Ao todo, 42 atrações vão passar nos trios pelos bairros do Centro do Recife, como São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Bairro do Recife. Entre os artistas, já se apresentaram Marrom Brasileiro, Maestro Forró, Asas da América, Fafá de Belem, Geraldinho Lins, Bia Villachan e Gustavo Travassos. 

Entre as estrelas mais aguardadas estão Pabllo Vittar, Marcelo Falcão, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Fafá de Belém e Michelle Melo.

O bloco espera enerrar sua festa com mais de 2 milhões de foliões.

Sob o tema "Xilogravura no cordel do frevo", os seis carros alegóricos que desfilam em 2020 destacam, além dos clarins e do galo símbolo da agremiação, a fauna e a flora que inspiram cordelistas e xilogravuristas, a luta do sertanejo e a migração de quem vive no interior para o litoral. O principal homenageado é o xilogravurista J. Borges, de Bezerros.

O Galo da Madrugada também reverencia o embolador Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco; a dupla Caju e Castanha; as indígenas Carmem Fulni-ô Jaqueline Xucuru e Cléo Pancararu; e o xilogravurista Mestre Dila de Caruaru, falecido em 2019.

Pablo Vittar é uma das atrações do Galo da Madrugada(foto: Tarciso Augusto / DP )
Pablo Vittar é uma das atrações do Galo da Madrugada (foto: Tarciso Augusto / DP )


As personalidades
são homenageadas pelo Selo Gigante Guardião da Cultura.

No quesito fantasia, a criatividade é uma marca registrada no carnaval de Pernambuco. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff marcaram presença, assim como a lembrança da fala do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, do governo do presidente Jair Bolsonaro, durante o vazamento de óleo nas praias do Nordeste: "peixe que foge óleo".


O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)