(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DESASTRE AMBIENTAL

Visitação a Abrolhos é suspensa por três dias

Direção do Parque decide interromper fluxo de pessoas às ilhas um dia após fragmentos de óleo serem vistos na região


postado em 04/11/2019 04:00


TV Brasil/Divulgação
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo fez sobrevoo na área e vistoriou operações de monitoramento (foto: TV Brasil/Divulgação)

A visitação ao Parque de Abrolhos, localizado no Sul da Bahia, foi suspensa ontem, um dia após a chegada na região das manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste. De acordo com a determinação, o local deve ficar fechado para turistas e outros visitantes por três dias. Em comunicado, o chefe do Parque, Fernando Repinaldo Filho, informou que a suspensão deve possibilitar as atividades de prevenção, controle e remoção do óleo, além de minimizar riscos a saúde pública. Ainda na nota, a decisão pode ser prorrogada ou extinta conforme as avaliações da evolução das manchas de óleo na região.
 
A Ordem de Serviço entrou em vigor por volta das 12h de ontem. As manchas chegaram ao Parque de Abrolhos no sábado, porém, desde o início da semana, quando praias de municípios próximos foram contaminadas, pescadores realizavam uma força-tarefa para impedir que o petróleo chegasse a essa região, porém a ação não impediu o problema.
 
Ontem, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, fez um sobrevoo pela região do arquipélago baiano de Abrolhos e acompanhou as operações de monitoramento e limpeza de áreas atingidas pelas manchas de óleo. Segundo a Marina, pequenos fragmentos de óleo que foram encontrados já foram recolhidos na região. Os fragmentos foram retirados do mar pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
Desde o início do aparecimento de manchas de óleo nas praias nordestinas, mais de 4 mil toneladas de resíduos já foram retirados desses locais, segundo levantamento divulgado pelo GAA. O descarte desse material e? feito pelas secretarias de Meio Ambiente dos estados. Em nota, o GAA informou também que “foram detectados e removidos pequenos fragmentos de óleo em Ponta da Baleia, em Caravelas e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos-BA, por equipes e navios da Marinha, juntamente com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)".
 
Em 31 de outubro, de acordo com a nota, o GAA solicitou à Petrobras a transferência da área monitorada pelo satélite CosmoSkymed, da Bacia de Campos (Rio de Janeiro) para a região de Abrolhos, com objetivo de incrementar o monitoramento. A notícia positiva, de acordo com o GAA, é que estão limpas as praias do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. As localidades que ainda permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento são as seguintes: Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas; Artista, em Sergipe; Arembepe, Berlinque, Barra Grande, Cueira, Pratigi, Alcobaça, Mar Moreno e Piracanga, na Bahia.

Reforço No sábado, de acordo com a nota, foram empregados nos trabalhos de limpeza das praias e observação marítima 15 navios, quatro aeronaves, três drones e mais de 2.350 militares e 85 servidores do Ibama e ICMBio. A nota faz um levantamento dos equipamentos e de pessoas até o momento empregado na prevenção e limpeza do óleo que chega às praias nordestinas: mais de 3.370 militares da Marinha, 26 navios, sendo 22 da Marinha e quatro da Petrobras, 14 aeronaves, sendo três da Marinha, seis da Força Aérea Brasileira (FAB), três do Ibama e dois da Petrobras. Também foram mobilizados 5 mil militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro, 140 servidores do Ibama, 40 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras.
 
De acordo com a nota, a Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, em fase final de planejamento, terá inicio a partir desta. A Marinha realizará, em conjunto com o Exército e a FAB, ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, cooperação na recuperação de áreas marítimas atingidas e monitoramento das águas jurisdicionais brasileiras. A nota afirma, por último, que a “gravidade, a extensão e o ineditismo desse crime ambiental exigem constante avaliação da estrutura e dos recursos materiais e humanos empregados, no tempo e na quantidade que for necessária”.
De acordo com o grupo, de maneira a incrementar a prevenção da chegada de mais óleo a Abrolhos, os seguintes navios da Marinha permanecem atuando e monitorando a região: fragatas Independência e Constituição, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Navio Varredor Atalaia, Navio Oceanográfico Antares, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta, Corveta Caboclo e Navios OSRV Viking Surf e Mar Limpo IV da Petrobras.

Óleo fere mineiro 
Um mineiro de 38 anos ficou com manchas por todo o corpo depois de tomar um banho de mar na Praia de Corurupe, Ilhéus, Região Sul da Bahia. O caso aconteceu na manhã de sábado. A Vigilância em Saúde Ambiental do município investiga se o problema ocorreu por causa do óleo que atinge o litoral Nordeste do Brasil. O turista teria ficado cerca de 40 minutos no mar, quando começou a sentir uma forte ardência na pele. Ele procurou uma unidade de saúde da região, onde fez exames e foi medicado. O caso ainda é tratado como “isolado” pela vigilância local, já que outras pessoas estiveram na praia e não apresentaram o problema.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)