(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GERAL

Unicamp batiza prédio da Faculdade de Educação com o nome de Paulo Freire

Educador e filósofo foi escolhido, em 2012, como patrono da educação brasileira; Bolsonaro é crítico ao método e aos trabalhos de Freire


postado em 29/05/2019 14:59 / atualizado em 29/05/2019 16:03

(foto: Unicamp/Divulgação)
(foto: Unicamp/Divulgação)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) batizou o prédio principal da Faculdade de Educação, uma das mais conceituadas da área no País, com o nome do educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997), que nos últimos anos vem sendo criticado por grupos conservadores e apareceu até mesmo no programa de governo de Jair Bolsonaro, que diz querer "expurgar Freire das escolas brasileiras".

A homenagem foi uma iniciativa dos estudantes do mestrado profissional da faculdade. Eles propuseram batizar o prédio, onde Freire foi professor por dez anos (de 1981 a 1991) no Departamento de Ciências Sociais na Educação.

Nima Spigolon, coordenadora do mestrado profissional, explicou que a nomeação seguiu todo o processo institucional, com a coleta de 800 assinaturas de docentes, estudantes e funcionários. A proposta depois foi encaminhada para aprovação na instância máxima da unidade, a congregação da faculdade.

Críticas

Em 2012, foi concedido a Freire o título de patrono da educação brasileira. Grupos conservadores tentaram anular no congresso o título, mas a iniciativa foi derrubada em 2017.

Bolsonaro ainda durante a campanha eleitoral já criticava o educador e seu método de alfabetização. O presidente chegou até mesmo a anunciar que deseja mudar o patrono da educação brasileira.

Apesar dos ataques de Bolsonaro e conservadores, o método e filosofia de Freire exercem forte influência em algumas das melhores escolas do País. Além disso, ele é o intelectual brasileiro mais reconhecido em todo o mundo.

O principal livro de Freire, "Pedagogia do Oprimido", está entre as cem obras mais citadas em língua inglesa, segundo o Google Scholar, ferramenta de literatura acadêmica. É o único brasileiro nessa lista. Na área de educação, aparece como o segundo com o maior volume de citações científicas (72,4 mil).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)