(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governadores de 14 estados assinam carta contra decreto de armas de Bolsonaro

Texto foi publicado pelo presidente há duas semanas


postado em 21/05/2019 16:18 / atualizado em 21/05/2019 18:18

Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renan Filho (MDB-AL), Renato Casagrande (PSB-ES) e Camilo Santana (PT-CE) estão entre os 14 governadores que pediram aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário atuação para a
Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renan Filho (MDB-AL), Renato Casagrande (PSB-ES) e Camilo Santana (PT-CE) estão entre os 14 governadores que pediram aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário atuação para a "imediata revogação" do decreto (foto: Divulgação/Facebook; José Cruz/Agência Brasil; Thiago Guimarães/Secom-ES; José Cruz/Agência Brasil)
Governadores de 13 estados e do Distrito Federal assinaram nesta terça-feira, 21, uma carta contra o decreto que facilita o porte de armas e o acesso a munições no País, publicado há duas semanas pelo governo Jair Bolsonaro. No documento, eles argumentam que as novas regras podem piorar os índices de violência nos estados, e pedem aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que atuem para a "imediata revogação" do decreto.

Um dos principais argumentos é que o aumento da circulação de armas de fogo pode fortalecer facções criminosas, por meio de desvios e roubos de armamentos. Os governadores pedem, como solução para a área de segurança pública, ações para melhorar a forma como o governo reestreia armas e munições, além de medidas para evitar que armamentos regulares caiam nas mãos de criminosos.

"Julgamos que as medidas previstas pelo decreto não contribuirão para tornar nossos estados mais seguros", diz a carta. "Ao contrário, tais medidas terão um impacto negativo na violência - aumentando, por exemplo, a quantidade de armas e munições que poderão abastecer criminosos - e aumentarão os riscos de que discussões e brigas entre nossos cidadãos acabem em tragédia."

A maior parte dos governadores representa estados das regiões Nordeste e Norte, mas o texto também é assinado pelos mandatários do Distrito Federal e do Espírito Santo. A carta é assinada por Ibaineis Rocha (MDB-DF), Flávio Dino (PCdoB-MA), Wellington Dias (PT-PI), Paulo Câmara (PSB-PE), Camilo Santana (PT-CE), João Azevedo (PSB-PB), Renato Casagrande (PSB-ES), Rui Costa (PT-BA) Fátima Bezerra (PT-RN), Renan Filho (MDB-AL), Belivaldo Chagas (PSD-SE), Waldez Góes (PDT-AP), Mauro Carlesse (PHS-TO) e Helder Barbalho (MDB-PA).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)