(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais uma baleia é encontrada morta no litoral brasileiro

Animal foi encontrado dessa vez no litoral paulista. Semana passada uma baleia apareceu morta na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro


postado em 23/11/2017 12:01 / atualizado em 23/11/2017 13:13

(foto: Divulgação/ Prefeitura de São Sebastião)
(foto: Divulgação/ Prefeitura de São Sebastião)

São Paulo, 23 - Uma baleia de 12 metros de comprimento foi encontrada morta no canal entre São Sebastião e Ilhabela, litoral norte de São Paulo, no fim da tarde dessa quarta-feira, dia 22. Durante três horas, equipes da Defesa Civil de Ilhabela e São Sebastião, em parceria com o Instituto Argonauta, realizaram a remoção do mamífero.

O animal, da espécie Bryde, foi rebocado até a Praia Grande, na região central de São Sebastião, e amarrado a uma poita (bloco de concreto que funciona como uma espécie de âncora). A previsão é que a baleia seja enterrada nesta quinta-feira, 23.

Segundo avaliação dos biólogos do Instituto Argonauta, a baleia aparentava estar morta há quatro ou cinco dias. De acordo com informação da Prefeitura de São Sebastião, devido às más condições climáticas, como chuva intensa no canal, ventos fortes e maré agitada, não foi possível o reboque para mar aberto. Durante o reboque do animal, o inchaço da carcaça foi se intensificando e por três vezes os cabos que a puxavam estouraram.

 

No dia 15, uma baleia morta, pesando cerca de30 toneladas, encalhou na praia de Ipanema, no Rio de Janeira.  O animal, que tinha entre 13 a 15 metros de comprimento, foi avistado já morto próximo à faixa de areia, na altura do posto 8, por volta das 8h da manhã, por bombeiros que atuam em Copacabana. A carcaça foi removida no sia seguinte e partes do animal foram estão sendo analisadas por uma laboratório para levantar as causas da morte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)