(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mutirão consegue devolver ao mar baleia que encalhou na Região dos Lagos

Operação para a liberação do animal, de cerca de 7 metros de comprimento e peso estimado em 4 toneladas, começou na manhã deste domingo


postado em 22/10/2017 18:05 / atualizado em 22/10/2017 18:22

(foto: Reprodução/Facebook/Arraial do Cabo RJ)
(foto: Reprodução/Facebook/Arraial do Cabo RJ)

Um mutirão que envolveu cerca de 30 pessoas conseguiu, por volta das 15h deste domingo (22), devolver ao mar uma baleia da espécie jubarte que encalhou na noite de sábado (21) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense. A operação para a liberação do animal, de cerca de 7 metros de comprimento e peso estimado em 4 toneladas, começou na manhã de hoje.



Segundo informação do Corpo de Bombeiros, a operação envolveu agentes da corporação, da Guarda Marítima Ambiental e da Defesa Civil, além de biólogos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O mutirão contou com a ajuda de uma retroescavadeira, para cavar um buraco na areia, a fim de que a baleia continuasse a receber água do mar. Um cinturão foi formado para afastar os banhistas do local, até o fim da operação.

Na última semana de agosto deste ano, três baleias jovens da espécie jubarte, de cerca de 1 ano de vida, encalharam em três pontos diferentes do litoral fluminense. A primeira delas foi na Praia Rasa, em Búzios, na Região dos Lagos, a segunda na Baía de Sepetiba, na zona oeste do Rio, e a terceira na Praia do Sul, na Ilha Grande, no litoral sul do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)