(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde de SP encontra mais quatro macacos mortos no Horto Florestal


postado em 23/10/2017 13:19

São Paulo, 23 - A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo anunciou na manhã desta segunda-feira, 23, que encontrou mais quatro macacos mortos no Horto Florestal, na zona norte da cidade de São Paulo, desde a sexta-feira, 20.

Dois animais foram enviados para análise, que deve identificar se estavam contaminados por febre amarela silvestre. Os outros dois primatas, no entanto, não poderão ser avaliados devido ao estado de decomposição. Um macaco infectado pela doença já havia sido encontrado morto no local em 9 de outubro.

Segundo o secretário estadual da Saúde, David Uip, o Governo do Estado pretende imunizar 500 mil moradores dos três bairros do entorno, Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé. Ele ressaltou que as pessoas que frequentam o parque e moram em outras regiões não são parte do grupo prioritário, mas outras 500 mil vacinas estão reservada para este público.

'Vacinação em círculos'

Na manhã desta segunda-feira, no entanto, o secretário municipal da Saúde Wilson Pollara fez uma transmissão ao vivo na página da pasta no Facebook na qual informou que 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas em toda a zona norte da capital. "Esse problema não é um surto ainda. Foi só encontrado um macaco morto em que foi confirmada a presença do vírus. Isso significa um alerta para que a gente programe uma ação de vacinação da população. Inicialmente, vamos fazer essa vacinação em círculos do local que foi encontrado o animal. Vão ser inicialmente vacinadas 500 mil pessoas dos primeiros 500 metros ao redor do local e, em seguida, nós vamos ampliando esse círculo até completar toda a região norte, que seriam 2,5 milhões de pessoas. Nós começamos (a vacinação) com quatro postos, vamos ampliar para 29 e, depois, 57 postos."

Segundo Pollara, o fornecimento das vacinas já está acertado com o Ministério da Saúde. Ele também afirmou que o horário de vacinação será ampliado em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "Vamos fazer o possível para ampliar o número de pessoas dentro dos postos que fazem a vacinação para aumentar a eficiência. Também vamos fazer a ampliação, em alguns postos, do horário de atendimento para aquelas pessoas que trabalham e que devem chegar à noite na região para que elas tenham acesso também."

Mutirão

Somente no sábado, 4,1 mil pessoas foram vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Horto Florestal e Jardim Peri, além de uma unidade móvel que atendeu a população que mora dentro do parque. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Lígia Ramos Nerger, estima-se que outras seis mil vacinas devam ser aplicadas apenas nesta segunda-feira.

Na UBS Horto Florestal, cerca de 240 adultos e adolescentes aguardavam pela aplicação na manhã desta segunda, além de crianças.

Também nesta segunda, a aplicação começou nas UBS Jardim Dionísia e Dona Mariquinha Sciáscia. Além disso, desde 10 setembro, também foi intensificada a vacinação no distrito de Anhanguera. O total de imunizados na região é de cerca de 30 mil pessoas, segundo Maria Lígia.

Vetor

A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que costumam viver em copas de árvores. Por isso, os macacos são os principais atingidos pelos mosquitos, de acordo com a coordenadora da Secretaria.

(Priscila Mengue e Paula Felix)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)