(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Segurança em Minas está garantida para os jogos olímpicos


postado em 22/07/2016 06:00 / atualizado em 22/07/2016 07:30

A segurança para os eventos dos Jogos Olímpicos Rio’2016 em Minas, que consistem em 10 jogos de futebol, além de garantir a integridade das 14 delegações que farão a reta final da preparação no estado está pronta. Quem garante isso é o coronel PM Francisco Lino Neto, assessor extraordinário para a Olimpíada e Paralimpíada. No total, são 9.200 homens empenhados só no maior evento esportivo do mundo, sem que o policiamento e a segurança de Belo Horizonte sejam afetados.

Toda a segurança do evento ficará a cargo do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que envolvem a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Exército. Uma sala de monitoramento de todas as áreas envolvidas – Mineirão, centros de treinamento (CTs), hotéis onde as delegações ficarão hospedados e os dois aeroportos da Grande BH –, foi montada em um local seguro e secreto.

“O trabalho de preparação tem como base o que foi feito para a Copa do Mundo, em que, felizmente, não tivemos qualquer incidente. E tudo isso vem sendo feito desde janeiro de 2015. Foi quando começamos a trabalhar a Olimpíada. Foi criado um batalhão olímpico, que consiste em levar todos os policiais que estão na Academia de Polícia Militar para as ruas, o que significa um reforço de 2.500 homens. Além disso, o pessoal da área administrativa também estará nas ruas”, diz o coronel Lino.

Existe ainda, segundo ele, um plano para o policiamento no interior. Houve uma solicitação do Comitê Organizador Rio’2016, para que Minas Gerais cedesse policiais para trabalharem na sede principal do evento, segundo o coronel. “No entanto, como BH sediará 10 jogos de futebol, não há como ceder o contingente da capital, mas existe uma opção de que policiais do interior sejam deslocados para o Rio, se houver necessidade.”

E como parte do plano da PMMG, está incluído o cidadão, que, segundo o coronel Lino, será de grande importância. “Qualquer movimentação estranha, que fuja à rotina, pode e deve ser denunciada pela comunidade. Investigaremos cada denúncia que chegar. Basta o cidadão ligar para o 190. A comunidade é nossa parceira.”

ATENÇÃO REDOBRADA Alguns dos jogos chamam a atenção da segurança dos Jogos em BH, como por exemplo o fato de França e Estados Unidos, países que são alvos dos terroristas, jogarem no Mineirão. Em 3 de agosto, jogam EUA x Nova Zelândia e França x Colômbia, e no dia 6, EUA x França, todas as partidas pelo torneio feminino de futebol. “Estamos atentos. Nosso serviço de inteligência está atento a tudo, desde janeiro do ano passado. Estamos fazendo um trabalho preventivo, para identificar os riscos”, afirma Lino Neto.

Como funciona o esquema

São 12 oficinas temáticas:

» Inteligência
» Revezamento da tocha
» Vistoria e contramedidas
» Operações especializadas
» Pré-jogo
» Defesa Civil
» Polícia Judiciária
» Seguranças das instalações
» Comunicação Social
» Segurança VIP
» Mobilidade
» C-4 (Coordenação, Comando, Controle e Comunicação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)