(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mesmo sem chuva, Cantareira volta a subir


postado em 29/03/2016 11:01

São Paulo, 29 - Mesmo sem chover há dois dias sobre a região, o Cantareira, principal sistema hídrico de São Paulo, voltou a registrar aumento no volume armazenado de água, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta terça-feira, 29. Além dele, o Rio Claro também subiu. Alto Tietê e Guarapiranga ficaram estáveis, enquanto Alto Cotia e Rio Grande sofreram queda.

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõe o Cantareira avançaram 0,1 ponto porcentual em relação ao dia anterior e operam com 65,1% da capacidade. Na segunda, o índice estava em 65%. Esse dado, tradicionalmente divulgado pela companhia, calcula o volume morto como se fosse volume útil do sistema.

Esta é a 43ª alta consecutiva do manancial, que há mais de cinco meses não registra perda no volume de água represada. O Cantareira caiu pela última vez no dia 22 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema baixou de 15,7% para 15,6%.

Com 179,1 milímetros acumulados, o Cantareira superou a expectativa de chuva em março. A média histórica para o mês é de 178 mm, segundo a Sabesp. Apesar do desempenho mensal, a pluviometria dos últimos dias tem sido baixa. Não houve precipitação nas últimas 48 horas e, no domingo, as chuvas somaram apenas 0,1 mm.

O índice que desconsidera o volume morto do sistema aponta o Cantareira com 35,8% da capacidade - 0,1 ponto porcentual acima do dia anterior, quando os reservatórios registravam 35,7%. A mesma variação ocorreu no terceiro índice, segundo o qual o sistema subiu de 50,3% para 50,4%.

Outros mananciais

Usado para socorrer o Cantareira durante a crise, o Guarapiranga se manteve estável em 88,10%. Por sua vez, o Alto Tietê continua com 43,3% - já considerando um volume morto acrescentado ao cálculo em 2014.

O Rio Grande teve recuo de 0,1 ponto porcentual. Com a baixa, o nível do sistema passou de 97,1%para 97%. Já o Alto Cotia caiu 0,2 ponto e opera com 100,7% da capacidade.

Apenas o Rio Claro registrou aumento de água represada. A variação positiva foi de 0,1 ponto, o que fez o manancial passar de 101,9% para 102%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)