(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PUC-Campinas vai apurar episódio de racismo em curso de Direito


postado em 06/04/2015 12:07

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) vai investigar o caso de um estudante do 1º ano de Direito que teria sofrido ofensas racistas no Facebook, na página "Direito Puc Campinas", administrada por alunos.

A postagem foi feita no final do mês passado na rede social. Em uma discussão sobre divisão por gênero nas aulas de futebol, um aluno negro defendeu uma estudante e foi recebido com montagens que envolviam imagens da seita racista americana Ku Klux Klan e piadas com negros. O tópico foi excluído pelos administradores da página depois da polêmica. A discussão, no entanto, foi registrada em fotos (prints) feitas por alunos que acompanharam o episódio. Os alunos negam racismo e afirmam que se tratava de uma "brincadeira".

O Centro Acadêmico de Direito da universidade publicou nota em repúdio ao episódio. "Machistas, racistas, homofóbicos, não passarão! O discurso de ódio disfarçado de "piada" e "brincadeira" naturalizou, deu aval e legitimou muitas atrocidades na história da humanidade". O CA, no mesmo texto, compartilhou uma nota publicada pelo próprio estudante. De acordo com o texto do aluno, os estudantes consideravam as postagens uma "brincadeira" e não racismo.

"Eles brincam com a minha etnia de modo depreciativo, eles usam imagens extremamente simbólicas como a do Ka Klux Klan, eles ignoram qualquer processo histórico ou cultural, eles riem enquanto eu choro e ainda querem definir o que sofro ou não? (...) A história da minha etnia não é humor. As consequências sociais da nossa história não é um passatempo. Minha melanina não é motivo para hipersexualização. Não há graça nem humor em toda essa história e sim uma juventude problemática, hipócrita e cronicamente racista. Seu mimimi é a nossa história, seu vitimismo a nossa dor."

Em nota, a PUC-Campinas ressaltou que a única página administrada pela universidade na rede social é a facebook.com/puccampinas. A instituição não confirmou se já encontrou algum aluno responsável pelas imagens ou se haverá alguma punição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)