(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INCÊNDIO EM ARMAZÉM DE AÇÚCAR

"Cachoeira de caramelo" assusta moradores e mata peixes em São Paulo

Desde sexta-feira os bombeiros tentam controlar o fogo; pelo menos cerca de 30 mil toneladas de açúcar que estavam estocadas foram derretidas


postado em 28/10/2013 16:06 / atualizado em 28/10/2013 16:38

O incêndio no depósito de açúcar em Santa Adélia, em SP provocou uma "cachoeira de caramelo" que invadiu casas e poluiu o rio São Domingos, causando a mortandade de peixes, informou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - (Cetesb). Técnicos da Agência Ambiental de São José do Rio Preto e da Cetesb estão acompanhando as ações emergenciais em torno do incêndio no depósito, que começou na sexta-feira, e ainda não foi totalmente debelado após mais de 70 horas de trabalho dos bombeiros.

O fogo derreteu cerca de 30 mil toneladas de açúcar que estavam estocadas num dos armazéns. Foram feitas barreiras de contenção para evitar que o açúcar derretido entrasse nas casas próximas ao local. Ainda de acordo com os técnicos, a força do açúcar derretido e alta temperatura podem derrubar o armazém.

O xarope produzido com a queima do produto, não é tóxico, mas a grande quantidade de material e a excessiva carga orgânica que contém faz com que o oxigênio da água seja reduzida, causando a morte de peixes.

Segundo a Cetesb,  o Rio São Domingos não tem pontos de captação de água para abastecimento público, nem industrial - , depois de Santa Adélia, passa pelos municípios de Pindorama, Catanduva, Catiguá e Uchôa, antes de atingir o Rio Turvo. A Agência Ambiental de São José do Rio Preto já recebeu nesta segunda-feira denúncias de que uma mortandade de peixes estaria ocorrendo em Catanduva.

A empresa Agrovia tem dois depósitos de armazenamento de açúcar no local, sendo que apenas um foi atingido. Sua capacidade de armazenamento é de cerca de 28 mil toneladas e este armazém foi totalmente afetado pelo incêndio. A estimativa inicial é de que de 200 a 300 toneladas do xarope teriam chegado ao rio e que pelo menos 700 toneladas teriam sido contidas pelas barreiras de contenção improvisadas com terra.

Armazém em Santos também pega fogo

 No dia 18 deste mês, um incêndio  destruiu seis armazéns arrendados pela Copersucar, a maior exportadora de açúcar e etanol do Brasil, no Porto de Santos,  atingindo cerca de 180 mil toneladas de açúcar bruto. Segundo a empresa, as causas do incidente ainda não são conhecidas e estão sendo investigadas. A companhia havia informado que os armazéns  comportavam até 300 mil toneladas, mas eles não estavam cheios no momento do acidente. Pelo menos, quatro funcionários ficaram feridos no local.

Um vídeo divulgado no You Tube mostra o fogo no galpão de Santa Adélia. Assista




Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)