(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Miss T Brasil oferece mudança de sexo como prêmio


postado em 23/10/2013 18:25 / atualizado em 23/10/2013 20:55

Realizado na segunda-feira, 22, o Miss T Brasil, concurso que escolhe a transexual mais bonita do País, ofereceu prêmios tradicionais de competições de beleza, como coroa, faixa e inscrição na versão internacional. Além disso, um nada convencional: a possibilidade de fazer, entre outros procedimentos, a cirurgia de mudança de sexo na Tailândia.

A vencedora, a paulistana Raika Ferraz, de 21 anos, prefere submeter-se a outras intervenções, menos radicais: troca de prótese de silicone, lipoescultura e operações para correção de orelha de abano e de feminilização facial, que consiste em mudança no formato de mandíbula, rinoplastia e raspagem do pomo de adão.

"Vi muitas meninas que entraram no concurso só para fazer a mudança de sexo. Elas têm vergonha de ser como são. Vai de cada uma. Eu sou muito feliz do meu jeito. Tenho medo de fazer e de não gostar, e também de perder a sensibilidade (na área genital). A Lea T. (modelo transexual) deu entrevista falando que se arrependeu", diz Raika.

Nascida Carlos Rafael, ela está animada com a viagem para a Tailândia para as cirurgias, e também com a futura participação no Miss International Queen 2014. "Dá medo de operar, ainda mais longe de casa, mas os médicos lá são muito famosos", acredita. A presidente da Associação das Travestis e Transexuais do Rio e organizadora do Miss T., Majorie Marchi, afirma que a Tailândia é referência no universo "transgênero" pela naturalidade com que trata a questão - tem até escola com um terceiro banheiro, para que não haja constrangimentos.

"Lá, eles não são estigmatizados, como aqui, não tem o machismo latino-americano", afirma Majorie, esclarecendo que o que foi oferecido como prêmio foi um voucher

no valor equivalente a R$ 16 mil, para a cirurgia que a vencedora escolhesse, e não especificamente a operação de "transgenitalização". "Não oferecemos assim. A legislação não permitiria", afirma. O concurso, no qual se inscreveram 172 transexuais de todo o País, é apoiado pelo Programa Rio Sem Homofobia, do governo do Estado, e é uma iniciativa pela promoção da cidadania de travestis e transexuais. Foi realizado em 1974, 1975 e 1976 e retomado em 2012.

Acompanhamento
Em homens que querem ser mulheres, a cirurgia de "transgenitalização", ou redesignação sexual, é feita com a remoção dos testículos, amputação do pênis e uso da pele na construção da vagina. Dura, em média, de quatro a seis horas. Trata-se de um procedimento irreversível. Quando há arrependimento, o paciente pode ter depressão profunda e chegar ao suicídio.

No Hospital Universitário Pedro Ernesto, cujo Ambulatório de Urologia Reconstrutora é referência nacional - as operações são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) -, o processo para a realização do procedimento dura dois anos, e há fila de espera. O hospital faz a cirurgia há dez anos, no máximo uma por mês.

Durante os dois anos, o paciente é acompanhado por médicos, psicólogos e assistentes sociais, que avaliam aspectos clínicos e psíquicos. Só então é formulado um laudo que precede a cirurgia. Parte dos pacientes é considerada inapta e não é operada. O psiquiatra Miguel Chalub, que atende no hospital, diz que o ambulatório já recebeu vários casos de cirurgias malfeitas na Tailândia. "É uma picaretagem, um absurdo o que eles fazem. Pagando, eles fazem qualquer coisa, aproveitam-se do desespero das pessoas. Depois, a gente tem de consertar aqui. Não se pode fazer essa cirurgia sem que haja um estudo da personalidade, sem ter convicção absoluta do que se vai fazer."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)