Publicidade

Estado de Minas

Casais homossexuais se inscrevem para casamento gay comunitário no Rio


postado em 13/10/2013 17:51

Casais de gays e lésbicas aproveitaram a 18ª Parada do Orgulho LGBT para se inscrever no primeiro casamento comunitário gay do Rio, marcado para 8 de dezembro, às 14h, no Tribunal de Justiça. As inscrições foram feitas em uma tenda do Programa Rio sem Homofobia, que organizou o casamento.

Luzimar Fernandes e Renata Pires, que têm união estável reconhecida, aproveitaram para se inscrever. “Isso significa muito. É uma união, uma conquista para a gente. Queríamos o casamento há muito tempo”, disse Renata.

O coordenador do Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento, disse que entre 2011 e 2012 foram feitas três cerimônias comunitárias para celebrar 200 uniões estáveis. Agora, os casais poderão oficializar o casamento.

“As pessoas vão poder sair da cerimônia com sua certidão de casamento. Vai ser a primeira cerimônia dessa magnitude no Brasil. Nossa previsão é reunir 150 casais. Acredito que será a maior cerimônia do mundo”, disse Nascimento.

Os casais que não se inscreveram durante a Parada do Orgulho LGBT poderão fazê-lo até 30 de outubro, em um dos centros de cidadania LGBT do Rio ou pelo telefone 0800 0234567, que funciona 24 horas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade