(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FRONTEIRAS

FAB recebe dois novos aviões não tripulados; drones são de fabricação israelense

Os aviões custaram R$ 48 milhões e eram testados desde 2010


postado em 18/02/2013 16:27 / atualizado em 18/02/2013 16:38

(foto: Cabo Vinícius Santos / Agência Força Aérea)
(foto: Cabo Vinícius Santos / Agência Força Aérea)

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta segunda-feira que recebeu, no final de janeiro, mais dois Veiculos Aéreos Não-Tripulados (VANT). Os dois RQ-450, fabricados em Israel, estão em fase de montagem na Base Aérea de Santa Maria (RS) e os primeiros voos estão programados para março. Ao contrário dos polêmicos drones norte-americanos, os brasileiros não são equipados com armas.

As novas aeronaves já devem ser utilizadas nas próximas Operações Ágata, nas regiões de fronteira, e também durante a Copa das Confederações. O investimento foi de R$ 48 milhões. Agora, são quatro unidades que fazem parte do Esquadrão Hórus. Dois RQ-450 já estavam em operação desde 2011.

Os RQ-450 estão em fase de montagem na Base Aérea de Santa Maria (RS)(foto: Cabo Vinícius Santos / Agência Força Aérea)
Os RQ-450 estão em fase de montagem na Base Aérea de Santa Maria (RS) (foto: Cabo Vinícius Santos / Agência Força Aérea)


De acordo com a FAB, apesar de serem do mesmo modelo, as aeronaves recebidas agora têm algumas melhorias, como câmeras diurnas e de infravermelho de melhor resolução e sistemas de comunicações aperfeiçoados. Também foi recebido um radar que permite fazer imagens mesmo através das nuvens.

As primeiras experiências da FAB com aeronaves não-tripuladas ocorreram em 2010. No ano seguinte, com a criação do Esquadrão Hórus, houve a estreia operacional durante as Operações Ágata. Um RQ-450 também participou das ações de segurança durante a Rio + 20. Nestas missões, estas aeronaves fazem imagens tanto de dia quanto de noite e transmitem ao vivo para os Centros de Controle.

As novas aeronaves têm melhorias em relação ao sistema de imagens e radar das anteriores(foto: Cabo Vinícius Santos / Agência Força Aérea)
As novas aeronaves têm melhorias em relação ao sistema de imagens e radar das anteriores (foto: Cabo Vinícius Santos / Agência Força Aérea)


Além das operações reais, o Esquadrão Hórus também realiza missões de "desenvolvimento de doutrina", quando são elaboradas táticas para uso militar de VANT em situações conflito. Na FAB, essas aeronaves são comandadas do solo por aviadores com experiência em aviões e helicópteros de combate, além de conhecimentos em missões militares e regras de controle do espaço aéreo.

Com informações da FAB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)