
O resgate de uma pessoa que passava mal na Estação Coqueiral, no metrô de Recife (PE), pode ter sido a causa de um acidente registrado por volta das 8h desta sexta-feira. De acordo com a assessoria de comunicação da CBTU-Metrorec, o maquinista teria parado para socorrer uma gestante, quando um outro trem que seguia no sentido Camaragibe-Recife teria se chocado com a composição que estava parada ao tentar acoplar-se a ela para seguir viagem em conjunto.
Ainda segundo a assessoria, o “acoplamento indevido” por não ter sido comunicado à central, não teria causado maiores complicações nem deixado passageiros feridos. Em contraponto, o inspetor da Polícia Ferroviária Federal, Augusto Lima, afirmou que cerca de 15 a 20 pessoas sofreram ferimentos leves. "Como o acidente ocorreu no horário de pico, o metrô, que tem capacidade para 1,2 mil, estava lotadoe por isso algumas pessoas se acidentaram", disse. Ainda segundo o inspetor, os feridos foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado IV e para o Hospital Otávio de Freitas (HOF) por viaturas da polícia ferroviária.
O impacto maior que o usual teria acontecido, segundo a companhia, por conta do desível entre as plataformas, gerando pânico entre alguns passageiros, que chegaram a passar mal e serem atendidos pelo Corpo de Bombeiros.
No Hospital Getúlio Vargas, funcionários informaram que o número de pessoas que deram entrada no local afirmando serem vítimas do acidente, chegou a cerca de 50. Na maioria, entorces na cabeça, pescoço e braços.
Renata Simone Souza, de 24 anos,foi uma das vítimas do acidente. Ela teve torções no braço e dores de cabeça. Ficou no hospital Getúlio Vargas por cerca de três horas. "Eu estava no metrô parado na estação. O impacto foi grande, muita gente caiu e se machucou. Uma senhora que estava na minha frente, chegou a ficar desacordada e teve que ser socorrida rapidamente. Mas, a maioria das pessoas que estavam aqui no hospital tiveram apenas ferimentos leves e sairam com imobilizações no pescoço e braços", contou.
O fato deverá ser apurado pela companhia, que instalará uma comissão de inquérito. O prazo dado pela assessoria de imprensa é de 30 dias.
Anteriormente, a CBTU-Metrorec chegou a afirmar que o choque haveria acontecido durante o resgate a um trem quebrado na Estação Coqueiral, mas corrigiu a informação.
Confira, na íntegra, a nota de esclarecimento da CBTU-Metrorec:
A CBTU-METROREC esclarece que o incidente ocorrido hoje (15/06) pela manhã, na estação Coqueiral, foi originado de um acoplamento indevido entre dois trens, sem maiores danos humano e materiais. As causas serão apuradas através de uma comissão interna.
Informa, ainda, que não houve interrupção da operação comercial.
