(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agentes dominam o Morro da Mangueira neste domingo


postado em 19/06/2011 11:12 / atualizado em 19/06/2011 12:34

Não houve resistência durante a operação(foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
Não houve resistência durante a operação (foto: REUTERS/Ricardo Moraes)


Foram hasteadas duas bandeiras, uma do Brasil e outra do estado do Rio, que marcam o fim da megaoperação para a instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade. Os policiais chegaram por voltas das 10h40 ao local conhecido como Caixa D´Água, no Morro dos Telégrafos, que pertence à Mangueira.

O Morro da Mangueira amanheceu neste domingo ocupado por forças policiais para o início da instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança e começou às 6 horas.

Foram mobilizados 750 homens da Polícia Militar, Civil, Fuzileiros navais e agentes da inteligência da Polícia Federal. Quatorze blindados, seis deles da Marinha foram utilizados para a entrada dos policiais no complexo. Também foram usados cinco helicópteros, sendo dois deles blindados. Não houve reação por parte dos moradores do Morro, que foram avisados com antecedência sobre a ocupação.

As equipes da PM que estão em incursão pelo Morro da Mangueira utilizam rádios transmissores com GPS. O equipamento permite que o comando da operação acompanhe o deslocamento das equipes na comunidade. O objetivo é evitar que ocorram saques e abusos como os registrados no Complexo do Alemão.

Além da Mangueira, as comunidades Morro dos Telégrafos, Candelária e Tuiuti também foram ocupadas(foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
Além da Mangueira, as comunidades Morro dos Telégrafos, Candelária e Tuiuti também foram ocupadas (foto: REUTERS/Ricardo Moraes)


Outra novidade em relação às demais ocupações é o fato de toda a operação foi acompanhada por defensores públicos. Carros da divisão de capturas (Polinter) estão com computadores para fazer o rastreamento de detidos e identificar se há mandados de prisão contra eles. De acordo com as informações já divulgadas, algumas motos roubadas foram apreendidas, mas não foi feita nenhuma prisão.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança do Rio informou que a instalação da UPP deve ser finalizada entre 30 e 60 dias; após este período, os agentes do Bope deixam o complexo.

 

com agências

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)