(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de onça perto de turistas foi feita no Brasil?

Publicações que afirmam que encontro do animal com trilheiros aconteceu 'a caminho da cachoeira da Feiticeira' e foram visualizadas mais de 900 mil vezes


29/03/2023 15:48 - atualizado 04/04/2023 13:01

Uma gravação em que uma onça surpreende turistas que fazem uma trilha não foi feita em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. Publicações que afirmam que o encontro do animal com os trilheiros aconteceu 'a caminho da cachoeira da Feiticeira', localizada no arquipélago, foram visualizadas mais de 900 mil vezes nas redes sociais desde pelo menos 20 de março de 2023.

Mas as imagens foram feitas em um parque da Costa Rica. À AFP, o órgão responsável pelo Parque da Ilha Grande negou que a filmagem tenha ocorrido no local.

'Caminho para a Cachoeira da Feiticeira - Ilha Grande RJ', diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Facebook, no Kwai e no Helo.

Captura de tela feita em 28 de março de 2023 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 28 de março de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

No vídeo, vê-se um grupo de pessoas, que inclui duas crianças, caminhando em uma trilha situada em local de vegetação que se assemelha à de florestas tropicais. Em um determinado trecho da caminhada, o grupo é surpreendido por uma onça-parda. A espécie vive por todo continente americano, incluindo o Brasil.

As imagens circulam com a alegação de que o encontro teria ocorrido no 'caminho para a Cachoeira da Feiticeira', em Ilha Grande, onde foi registrada por vídeo, em novembro de 2022, a presença de uma onça-parda pela primeira vez na história desse parque estadual.

No entanto, o vídeo viralizado não foi gravado no arquipélago.

Trilha na Costa Rica


Em uma das publicações virais, um usuário comentou que o registro associado à Ilha Grande é 'antigo' e que teria sido feito 'na Costa Rica ou Belize'.

Uma busca pelos termos, em espanhol, 'onça', 'turistas' e 'Costa Rica' levou a um artigo, publicado em 5 de agosto de 2022, sobre uma família que cruzou com uma onça-parda no Parque Nacional Corcovado, situado na Costa Rica.

Este artigo compartilha a mesma sequência viralizada, mas com um texto sobreposto no qual se lê, em espanhol: 'Vídeo de quando uma família cruza o caminho de uma onça-parda'.

Nessa versão é possível ouvir um homem que recomenda, em espanhol: 'Não se agache, não se agache. Pare, pare!'. A recomendação, contudo, foi eliminada da versão viral que circula no Brasil.

A mesma filmagem compartilhada no artigo foi publicada, em 4 de agosto de 2022, em um perfil no TikTok de um guia de turismo da Costa Rica, especialmente do Parque Nacional Corcovado.

Em seguida, o mesmo guia publicou um novo vídeo no qual afirma conhecer o local do ocorrido e o profissional que acompanhava a família espanhola que cruzou com o animal.

Uma pesquisa no Google pelos termos 'onça' e 'Ilha Grande' resultou em uma matéria da TV Brasil que esclarece que o vídeo viralizado nas redes sociais associado à Ilha Grande não foi gravado no Brasil, e sim na Costa Rica.

Procurado pela AFP, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que administra o Parque da Ilha Grande, negou que o vídeo viralizado tenha sido filmado no arquipélago fluminense.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake.

Referências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)