(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Apresentador da Jovem Pan não disse que PT pediu novas eleições

A matéria não citava uma iniciativa do PT, mas uma manifestação de movimentos conservadores


16/12/2022 19:47 - atualizado 16/12/2022 19:47


 

Captura de tela feita em 12 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 12 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook (foto: Reprodução)
Não é verdade que o Partido dos Trabalhadores (PT) pediu a convocação de novas eleições, como afirmam publicações compartilhadas quase 3 mil vezes desde 8 de dezembro de 2022. O vídeo que acompanha as alegações é o recorte de um programa da Jovem Pan no qual o apresentador informa que 'representantes de movimentos conservadores, membros de grupos de direita, e também da sociedade civil organizada, além de lideranças indígenas', realizariam um ato na Câmara dos Deputados pedindo a anulação do pleito de 2022. Em momento algum, o âncora menciona que o PT estivesse participando dessa ação.


'Urgente, agora o PT quer novas eleições, piada né?', diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook e no Kwai.

Contudo, a matéria não citava uma iniciativa do PT, mas uma manifestação de movimentos conservadores.

Buscas reversas por fragmentos do vídeo obtidos por meio da ferramenta InVid-WeVerify* permitiram encontrar a publicação original no canal da Jovem Pan no YouTube. A gravação também está disponível na conta da emissora no Twitter.

 

Leia: Lula chama Flávio Dino por emoji de dinossauro e redes reagem 


#JPURGENTE | Leitura de carta aberta às instituições democráticas acontece neste momento em Brasília #3em1 | Jorge Serrão: "Manifestação é clara e faz reclamação direta contra as arbitrariedades que ocorrem no país"

Confira na JP News pic.twitter.com/R1vF2FIrsU
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) December 6, 2022


Na sequência, vê-se o apresentador do 'Programa 3 em 1' mencionando que haveria uma manifestação na Câmara dos Deputados com a leitura de uma carta pedindo que novas eleições fossem convocadas.

De acordo com o apresentador, os responsáveis pelo ato eram 'representantes de movimentos conservadores, membros de grupos de direita, e também da sociedade civil organizada, além de lideranças indígenas'. Esse fragmento, contudo, foi cortado e não aparece nas publicações virais.

A carta foi lida no dia seguinte, 7 de dezembro de 2022, como visto em transmissão feita pela página Brasília Ao Vivo. No vídeo, não é possível ver nenhum parlamentar do PT entre os presentes.

 

Leia: Lula pode se mudar para a Granja do Torto antes da posse 


O texto, intitulado 'Carta às instituições democráticas brasileiras', pode ser encontrado no site de abaixo-assinados 'Petição Pública' e é assinado por um grupo que se autodenomina 'O Soberano e Supremo Povo Brasileiro'.

Na carta, os manifestantes pedem a convocação de novas eleições e que o Senado 'dê prosseguimento ao processo de impeachment dos ministros da suprema corte'.

Uma busca pelos termos 'Carta às instituições brasileiras' nas redes sociais permitiu encontrar diversas publicações mencionando a iniciativa no Twitter e no Facebook, mas sem qualquer relação com o PT.

Procuradas, as assessorias de imprensa do Partido dos Trabalhadores e do governo de transição não responderam até a publicação desta verificação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)