(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Discurso de Bolsonaro sobre Forças Armadas é de abril de 2022 e não tem relação com as eleições

Sequência foi compartilhada mais de 11 mil vezes desde o último dia 29 de novembro mas não tem ligação com a eleição de Lula


01/12/2022 17:52 - atualizado 02/12/2022 09:16

Diferente do que afirmam usuários nas redes sociais, um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursa a militares não foi registrado em 28 de novembro de 2022.

A sequência, compartilhada mais de 11 mil vezes desde o último dia 29 de novembro, foi gravada em 5 de abril de 2022 durante uma cerimônia de cumprimentos a oficiais-generais recém-promovidos.

Portanto, não há ligação com as manifestações que ocorrem no país contestando o resultado de 30 de outubro, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito.

'Ouçam as palavras finais do presidente Bolsonaro hoje, 28/11, durante a solenidade de promoção dos oficiais-generais, recem promovidos.Juntos e ao lado do maior Exercito do mundo, que é o nosso povo, nós atingiremos nosso objetivo e garantiremos a todos estes a democracia e a liberdade!', afirmam publicações compartilhadas no Facebook.

Postagens com alegação similar também circulam no Twitter e no TikTok.
Captura de tela feita em 30 de novembro de 2022 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 30 de novembro de 2022 de uma publicação no Facebook

No início do vídeo viral, ouve-se a voz de um homem sinalizando que o presidente Jair Bolsonaro teria feito o discurso em 28 de novembro de 2022.

Em seguida, vê-se o mandatário se dirigindo a uma plateia de militares. Em seu discurso, Bolsonaro exalta as Forças Armadas e o povo, dizendo que este é o 'maior exército do mundo'.

Ele continua, ao indicar que não é fácil viver em um país 'ainda conturbado por questões ideológicas' e que no Brasil se vive uma luta 'do bem contra o mal', mas que 'o bem sempre vence'. Bolsonaro completou afirmando que o seu governo, junto com os militares brasileiros, garantiriam a democracia e a liberdade.

A gravação foi difundida nas redes em meio às manifestações (1, 2) que questionam a vitória de Lula no pleito de 2022. Os manifestantes asseguram que houve fraude eleitoral e pedem a ajuda dos militares para garantir que o novo presidente não tome posse.

No texto sobreposto ao vídeo vê-se a logomarca da 'TV Brasil' e a seguinte tarja: 'Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta Oficiais-Gerais recém-promovidos'. Há, também, a indicação de que a cerimônia estaria ocorrendo em Brasília.

Uma busca pelas palavras-chave 'Tv Brasil', 'cerimônia' e 'oficiais generais' no Google levou ao vídeo original. Trata-se, de fato, de uma cerimônia militar ocorrida na capital federal, mas no dia 5 de abril de 2022, cerca de seis meses antes do segundo turno das eleições presidenciais.

Portanto, no discurso na íntegra, não há nenhuma menção à disputa eleitoral ou às manifestações contra o resultado das urnas.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica e Aos Fatos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)