
'Entrada do Rock in Rio 2022 .... viu isso @LulaOficial? Recado pra vc. E @jairbolsonaro, o @rockinrio tá com vc !! Artista que fizer gracinha, vai tomar vaia', diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, Facebook, Telegram e Kwai.
A alegação circula em meio a protestos no festival contra o presidente Jair Bolsonaro (1, 2, 3).
A gravação mostra, de fato, xingamentos ao político do PT, mas ela não foi feita no Rock in Rio.
Em algumas das publicações virais, é possível ver a marca d'água de uma conta de TikTok, onde o registro foi publicado em 2 de setembro de 2022. Nos comentários, usuários se referem à cidade de Manaus, no estado do Amazonas. 'Manaus é 22', diz um usuário. 'Manaus sendo Manaus... é 22 pai!', acrescenta outro.
Um dia antes, em 1º de setembro, a capital amazonense recebeu a banda norte-americana Guns N'Roses no estádio Arena da Amazônia. Nas imagens do vídeo viral pode-se observar que algumas pessoas vestem a camisa da banda, que só se apresentou no Rock in Rio no último 8 de setembro.

Um site local de notícias relatou que, na entrada e na saída do estádio, eleitores de Lula e do presidente Jair Bolsonaro se confrontaram com xingamentos. Um vídeo publicado por esse veículo mostra o embate verbal em cenas muito semelhantes às compartilhadas nas redes:
Outros usuários também compartilharam vídeos semelhantes nas redes sociais.
Esse conteúdo também foi verificado por Yahoo, Agência Lupa e Boatos.org.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.
