(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Homem que aparece ao lado de Lula em foto viral não é irmão de Adélio Bispo

homem em questão é Marcos Heridijanio, que concorreu como deputado federal pelo PT nas eleições de 2018 e disputou a prefeitura de duas cidades pernambucanas


15/08/2022 23:10 - atualizado 17/08/2022 12:04

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais em janeiro de 2020 e que voltaram a circular em julho de 2022 afirmam que uma foto mostra o ex-presidente Lula ao lado do irmão de Adélio Bispo, que esfaqueou o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018.

Entretanto, o homem em questão é Marcos Heridijanio, que concorreu como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições gerais de 2018 e disputou a prefeitura de duas cidades pernambucanas.

'Sabem quem é esse Senhor que abraça o Cachaceiro?? É o irmao do cara que tentou Assassinar Bolsonaro, Adélio Bispo, ENTENDERAM? Nem precisa perguntar #QuemMandouMatarBolsonaro Nem tão pouco perguntar #QuemTáPagandoOsAdvogadosDeAdelio [sic]', diz o texto de publicações que acompanham a imagem no Twitter, Facebook, Instagram e Kwai.

A foto circula com alegações falsas desde 2020, compartilhada em alguns casos ao lado de outra imagem, que leva a inscrição: 'irmão de Adélio Bispo e Lula mera coincidência???'.
Captura de tela feita em 15 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 15 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Por meio de uma busca reversa no Google por uma das fotografias viralizadas, o AFP Checamos chegou à página no Facebook de Marcos Heridijanio. Em 2020, as imagens virais apareciam como fotografias de perfil e de capa.

Uma pesquisa por 'Heridijanio' mostra que seu nome completo é Marcos Heridijanio Moura Bezerra e que ele concorreu ao cargo de deputado federal por Pernambuco nas eleições de 2018, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo eleito como suplente. Em 2012, ele concorreu à prefeitura de São José do Belmonte (PE), também pelo PT, e em 2020, saiu como candidato a prefeito de Petrolina pelo PSOL, mas não foi eleito em nenhuma das duas vezes.

Em 7 de janeiro de 2020, Heridijanio comentou sobre a viralização das duas imagens em sua conta no Facebook:

'Essa semana eu sofri um ataque covarde de várias velhas decrépitas, safadas, que diz que Deus tarda, mas não falha em revelar a verdade. Uma foto que tenho eu, que sou acostumado na militância de esquerda e acostumado a ataques, e não me preocupo com isso. Eu achei uma covardia de usar o nome do meu filho e minha mulher numa foto montada por esses esquizofrênicos aqui do Brasil que apoia o Bolsonaro, famoso 'bolsoloides', dizendo que eu sou irmão do Adélio Bispo e que tá claro que tem uma relação de Lula com a tentativa de matarem o Bolsonaro por aquele cara lá em Minas Gerais [sic]', afirma na gravação.

As fotografias que se espalharam pela Internet com atribuições errôneas também podem ser vistas na conta de Heridijanio (1, 2) no Instagram. Em novembro de 2021, ele repercutiu a publicação viral, comentando na mesma rede: 'Marginais'.

De acordo com matérias publicadas por veículos brasileiros após a facada em Jair Bolsonaro durante um ato de campanha em Juiz de Fora, Adélio Bispo de Oliveira tem quatro irmãos que vivem em bairros de Montes Claros e locais próximos à cidade. Desses quatro, três têm os nomes conhecidos: Aldeir Ramos de Oliveira, Maria das Graças Oliveira e Maria Aparecida Ramos.

É possível perceber, ainda, que Marcos Heridijanio Moura Bezerra sequer tem algum dos sobrenomes de Adélio e seus irmãos.

Em uma entrevista para o Estado de Minas, Aldeir Ramos de Oliveira contou sobre o caso e como, em sua visão, isso afetou a eleição de 2018. No texto há, inclusive, uma foto dele, que não corresponde às imagens viralizadas nas redes sociais.

O AFP Checamos já verificou outras afirmações (1, 2, 3) a respeito de Adélio Bispo e a facada no atual presidente Jair Bolsonaro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)