(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo em que cantora parece errar o hino nacional em evento com Lula teve áudio adulterado

Áudio com as falhas foi feito, na verdade, pela comediante Zuzu, do canal no YouTube 'Keké Isso na TV'


16/05/2022 21:30 - atualizado 17/05/2022 09:22

Um vídeo em que a cantora Teresa Cristina parece cometer diversos erros de português ao cantar o hino nacional ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi compartilhado mais de 600 vezes em redes sociais desde 10 de maio de 2022.

Mas o trecho teve o áudio alterado. Na sequência original, gravada em 7 de maio de 2022 durante o lançamento da chapa eleitoral Lula e Alckmin, Teresa Cristina não comete os erros destacados nas redes. O áudio com as falhas foi feito, na verdade, pela comediante Zuzu, do canal no YouTube 'Keké Isso na TV'.

'Como é que admitem uma barbaridade dessas?? Gente..e eu como professora...fiquei em cólicas. Ensinei o Hino Nacional a vida toda. E um Ex Presidiário, Ex Presidente da República assiste um absurdoooo desses. É pra matar o povo de vergonha', diz a legenda do conteúdo compartilhado no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2) e no TikTok.

No vídeo, a letra que se escuta é: 'Ouvira do Ipiranga a margem prácida/ de um povo herói o brado retobante/ e o sol da liberdade raio sugido/ brilhou do céu da pátria nesse instante/ ô senhor, dá piedade conseguimos conquistar com braços'.

Na parte inferior do conteúdo nota-se também a logo do veículo de comunicação Jovem Pan News com a manchete: 'Partido dos Trabalhadores lança chapa Lula-Alckmin'.
Captura de tela feita em 12 de maio de 2022 de uma publicação do Facebook
Captura de tela feita em 12 de maio de 2022 de uma publicação do Facebook ( . / )

O áudio que circula nas redes não é, contudo, original.

Uma pesquisa na conta oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no YouTube permitiu identificar a transmissão ao vivo do evento. Na minutagem 1:30:46, Teresa Cristina começa a se apresentar, mas com um áudio diferente e sem os erros vistos na versão compartilhada nas redes.

Em seu Instagram, Teresa Cristina também publicou uma gravação do evento de 7 de maio de 2022, com áudio compatível ao da transmissão ao vivo do PT.

Uma pesquisa no TikTok por 'hino nacional cantado errado', por sua vez, leva a um vídeo de uma outra mulher interpretando o hino nacional da maneira compartilhada nas redes.

Clicando na opção de 'som original' do vídeo é possível ver que o áudio foi aplicado em várias sequências, entre elas a do ato em que o ex-presidente Lula lançou a sua candidatura para as eleições de outubro de 2022.

Uma busca reversa por um fragmento da gravação do TikTok utilizando a ferramenta Yandex, mostra que a cantora em questão é Zuzu, humorista e participante do canal do youtube Keké Isso na TV.

Outras agências de checagem como a Lupa e Aos Fatos também verificaram esse conteúdo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)