(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo antigo de protesto contra Lula em Chapecó circula como se fosse em Santa Maria e Recife

Gravação mostra dezenas de carros bloqueando estrada aos gritos de "Lula ladrão, seu lugar é na prisão"


05/01/2022 20:46 - atualizado 06/01/2022 12:56

Uma gravação em que dezenas de carros bloqueiam uma estrada aos gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” tem sido compartilhada mais de 8 mil vezes desde, pelo menos, 2 de janeiro de 2022.

Segundo usuários nas redes sociais, a filmagem mostraria a recepção ao ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva neste mês em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ou em Recife, capital de Pernambuco.
Mas isso é falso. O protesto ocorreu em 2018 em Chapecó, Santa Catarina, quando o ex-presidente fez uma caravana pelo sul do país.
“Olha o campeão das pesquisas sendo recebido em Santa Maria - RS”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2, 3). Usuários no Twitter (1, 2, 3) e no Facebook (1, 2, 3) também compartilharam as imagens afirmando que teriam sido gravadas em Recife.
Captura de tela feita em 5 de janeiro de 2022 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 5 de janeiro de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

Uma busca reversa por um dos fragmentos da gravação viralizada usando a ferramenta InVid-WeVerify* no motor Yandex trouxe como resultado o mesmo vídeo publicado no YouTube de 25 março de 2018 intitulado: “LULA SUA CASA CAIU COMPANHEIRO,O SUL DANDO EXEMPLO”.

Em 19 de março de 2018, o ex-mandatário iniciou uma caravana de aproximadamente dez dias que passou por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento foi marcado por tensão entre apoiadores e adversários do ex-presidente. Em 27 de março daquele ano, a caravana foi atingida por disparos. Ninguém ficou ferido. Lula e a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, viajavam em outro veículo. O ex-presidente foi preso em 7 de abril daquele ano

Na gravação viralizada, é possível ver uma placa que indica um aeroporto. Uma busca no Twitter com os termos “lula” e “aeroporto”, filtrando os resultados para tuítes publicados em março de 2018, trouxe como resultado uma mensagem que dizia: “Lula indo para o aeroporto'. Fecharam 5 estradas,em Passo Fundo. Estão desde as 17:00 hs, negociando.O Lula esta dentro do carro trancado.Teve q ir para Chapecó pegar avião lá”.

Uma nova busca por vídeos no Twitter, usando a palavra-chave “lula” e como filtros a localização de Chapecó, em Santa Catarina, e as datas de 1º de março de 2018 a 31 de março de 2018, trouxe como resultado uma outra gravação, datada de 24 de março de 2018, com os mesmos elementos do vídeo viralizado vistos de um outro ângulo, como a placa e um poste localizado no lado esquerdo da tela.
Comparação feita em 5 de janeiro de 2022 entre uma publicação no Twitter de 2022 (E) e uma feita em Chapecó, SC, em 2018
Comparação feita em 5 de janeiro de 2022 entre uma publicação no Twitter de 2022 (E) e uma feita em Chapecó, SC, em 2018 ( . / )

“Acesso ao aeroporto de Chapecó está trancado. Lula deverá enfrentar dificuldade para passar”, diz a publicação, feita no município de Santa Catarina. Este foi o registro mais antigo localizado pela AFP.

Usando como ponto de referência o aeroporto de Chapecó, foi possível percorrer uma das vias que leva ao local com a ferramenta StreetView, do Google Maps, e, dessa forma, localizar a mesma placa que aparece nas gravações viralizadas, no acesso Florenal Ribeiro.

O Checamos já verificou outras alegações (1, 2) relacionadas à caravana realizada por Lula em 2018.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)