(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Imagem compartilhada como se fosse na Rocinha é uma obra visual feita a partir de foto no Alemão

Artista Luiz Bhering esclareceu a confusão sobre imagem que retrata uma árvore cercada por um sem número de casas


11/10/2021 15:06 - atualizado 15/10/2021 08:33

A imagem de uma única árvore cercada por incontáveis habitações foi compartilhada mais de mil vezes nas redes sociais desde, pelo menos, junho de 2019 como se retratasse a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.

No entanto, o artista visual Luiz Bhering explicou à AFP que a imagem viralizada é, na verdade, uma criação artística realizada a partir de um registro feito no Complexo do Alemão, uma outra favela da cidade, em 2017.

“Rocinha . Foto Luiz Bhering” , diz uma das publicações no Facebook ( 1 , 2 ). O conteúdo também circulou em inglês , espanhol , francês , bengali e vietnamita .

Imagem alvo da confusão
Captura de tela feita em 5 de outubro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Pesquisas reversas pela imagem viralizada em motores como o Yandex e buscas avançadas em redes sociais levaram a publicações em inglês ( 1 , 2 , 3 ) que demonstraram que a imagem circula ao menos desde 2019 e que era atribuída a Luiz Bhering.

Em algumas das postagens, entretanto, usuários fizeram comentários alegando que o suposto registro teria sido manipulado. 

A imagem, de fato, possui elementos idênticos que se repetem diversas vezes.
Comparação feita em 6 de outubro de 2021 entre os elementos repetidos da imagem compartilhada nas redes sociais
Comparação feita em 6 de outubro de 2021 entre os elementos repetidos da imagem compartilhada nas redes sociais ( . / )

Entretanto, uma pesquisa pelo nome do fotógrafo mencionado nas postagens, Luiz Bhering, levou a uma publicação da mesma imagem feita no perfil do artista no Instagram em 30 de setembro de 2021, com a seguinte legenda: “Atendendo a um pedido estou publicando o trabalho ‘Resistência’, que imprimi hoje” .

Uma pesquisa nas redes sociais do artista levou a um outro registro do trabalho, publicado em outubro de 2019 . Na postagem, Bhering afirma que a obra compõe uma série chamada “Urbanidades” .

No site do fotógrafo, a foto também aparece na categoria Urbanidades , onde a série artística de imagens é definida como “um cruzamento entre ilusão e realidade”

Procurado pelo Checamos, Bhering confirmou que a foto se trata de um trabalho artístico no qual foram utilizados “diferentes processos de pós-produção e de tratamento de imagem ”.

“A foto original foi feita em 2017, na região da Penha. Faz parte do Complexo do Alemão. Foi utilizada a mesma imagem, que foi repetida várias vezes, e em apenas uma repetição aparece a árvore. Também achatei a perspectiva, deixando tudo plano. As casas se repetem intencionalmente” , acrescentou. Bhering também afirmou ter sido o autor da foto original.

O Checamos realizou buscas reversas pela imagem nos motores Yandex, Google, Bing, TinEye e Baidu. Nenhuma das pesquisas ofereceu resultados anteriores a 2017, quando o mesmo artista postou uma imagem semelhante. O próximo registro mais antigo foi localizado por meio do TinEye , em dezembro de 2018. 

O Checamos perguntou a Bhering qual seria a foto original, mas o artista afirmou que não desejava divulgá-la. “O meu trabalho é como está” , acrescentou.

A Rocinha é uma comunidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se da maior favela do país , com cerca de 25,7 mil domicílios. O Complexo do Alemão fica localizado na Zona Norte do município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)