(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Não há registro de que Llosa tenha descrito Lula como 'mero vagabundo'

No Facebook, algumas das postagens são acompanhadas de um vídeo da AFP que mostra parte do discurso de Vargas Llosa durante evento


29/09/2021 23:25 - atualizado 29/09/2021 23:28


 

Captura de tela feita em 27 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 27 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
De acordo com publicações compartilhadas mais de 452 mil vezes desde novembro de 2016, o escritor peruano Mario Vargas Llosa teria afirmado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um “mero vagabundo que gangrenou a democracia brasileira com a corrupção”. Em maio desse ano, o autor efetivamente disse que o Brasil estava “gangrenado pela corrupção” ao falar sobre a gestão do ex-mandatário, mas não há registro de que tenha se referido a Lula como um “mero vagabundo”. A AFP entrou em contato com o filho do escritor peruano, por meio de quem o vencedor do prêmio Nobel afirmou não se recordar de ter qualificado o ex-presidente assim, apesar de ter afirmado em mais de uma ocasião que houve corrupção em seu governo. 


“‘Lula é um mero vagabundo que gangrenou a democracia brasileira com a corrupção', diz Prêmio Nobel” , lê-se na imagem com uma foto de Vargas Llosa que circula no Facebook ( 1 , 2 , 3 ), no Twitter ( 1 , 2 , 3 ) e no Instagram ( 1 , 2 , 3 ).

No Facebook, algumas das postagens ( 1 , 2 ) são acompanhadas de um vídeo da AFP que mostra parte do discurso de Vargas Llosa durante o evento “América Latina de cara para o futuro” , organizado pela Câmara Argentina de Comércio , em Buenos Aires, em maio de 2016. 

No trecho viralizado - que também foi registrado pela AFP em espanhol -, o vencedor do Prêmio Nobel de literatura afirma: “Creio que o que está acontecendo em Brasília, ao contrário, é um protesto do setor mais saudável e imaginativo do país frente a uma democracia que estava gangrenada pela corrupção. Havíamos santificado Lula. O mundo inteiro havia santificado Lula. E, de repente, os brasileiros são os primeiros a descobrir que o regime de Lula é a fonte de uma corrupção que não tinha precedentes na história brasileira” . Não há nesses fragmentos menção ao ex-presidente como “mero vagabundo” .

O Checamos entrou em contato com a Câmara Argentina de Comércio para obter a gravação completa do discurso de Vargas Llosa no evento. A entidade, no entanto, afirmou não possuir o registro na íntegra, somente um resumo do que foi dito pelo autor. Nos trechos do discurso disponíveis, tampouco existem registros de que o escritor peruano tenha se referido a Lula da maneira como alegam as publicações viralizadas. 

Em outro momento do mesmo encontro, Vargas Llosa afirma: “O regime [da ex-presidente] Dilma Rousseff herdou uma corrupção que nasce com Lula, então é bom que o Brasil viva essa catarse e ‘dessantifique’ seus santos”

Afirmações sobre Lula

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “Mario Vargas Llosa mero vagabundo” levou a alguns sites que repercutiram a frase atribuída ao autor peruano, mas sem oferecer mais detalhes sobre o contexto no qual o escritor teria feito a afirmação. Três das páginas encontradas ( 1 , 2 , 3 ) vincularam a frase ao vídeo da AFP, no qual Vargas Llosa não se referiu a Lula dessa maneira.  

Outro resultado obtido com a pesquisa dos termos foi uma publicação do veículo Gazeta do Povo . Em um artigo de opinião, o jornal afirma que Mario Vargas Llosa teria proferido a frase em questão.

O Checamos entrou em contato com o jornal para consultar a origem da suposta frase, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

A AFP também entrou em contato com Mario Vargas Llosa através do seu filho, Álvaro Vargas Llosa, escritor e jornalista. O vencedor do Prêmio Nobel afirmou que não se recorda de ter afirmado que “Lula é um mero vagabundo que gangrenou a democracia brasileira com a corrupção” . “Mas disse, sim, que Lula é demagógico e que seu governo foi corrupto” , acrescentou Álvaro à AFP.

À AFP, Álvaro confirmou ainda que Mario Vargas Llosa não possui perfis oficiais no Facebook, no Twitter ou no Instagram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)