(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de pelotão de fuzilamento associado ao Talibã circula desde 2014 atribuído à Síria

Imagens mostram morte de um grupo de pessoas, mas vídeo está na internet há cerca de sete anos, informando que vítimas são soldados sírios


27/08/2021 17:13 - atualizado 30/08/2021 10:02

Um vídeo que mostra homens sendo fuzilados em uma praça pública foi compartilhado centenas de vezes desde o último 19 de agosto, em publicações que alegam que a cena mostra uma execução realizada por combatentes talibãs, grupo que tomou o poder no Afeganistão este mês. Mas a gravação circula desde pelo menos 2014, atribuída ao assassinato de soldados sírios.
“Vídeo mostra membros do Talibã executando vários homens em pelotão de fuzilamento; imagens fortíssimas”, dizem sites (1, 2, 3) que compartilharam a sequência. O conteúdo tambem circulou no Instagram.

Conteúdo similar circulou em chinês, coreano e espanhol.

A publicação começou a circular depois que combatentes talibãs tomaram a capital do Afeganistão, Cabul, em 15 de agosto passado.

No entanto, uma versão mais longa e antiga do vídeo foi publicada nesta mensagem no Facebook, em 20 de março de 2014.

A legenda do vídeo em árabe informa que trata-se da execução de soldados sírios perto do hospital Al-Kindi, em Aleppo, na Síria. Segundo um jornalista da AFP, a língua falada pelas pessoas no vídeo é árabe com dialeto sírio.

Rebeldes sírios tomaram o hospital em Aleppo em 20 de dezembro de 2013, de acordo com reportagens veiculadas na época.

Uma bandeira da Frente Al-Nusra, uma afiliada do grupo Al-Qaeda, também pode ser vista aos 31 segundos do vídeo mais antigo e extenso.

Captura de tela feita em 26 de agosto de 2021 de uma publicação compartilhada no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 26 de agosto de 2021 de uma publicação compartilhada no Facebook ( . / )

A Frente Al-Nusra surgiu em janeiro de 2012, o que sugere que o vídeo não poderia ter sido feito durante o primeiro governo do Talibã no Afeganistão, de 1996 a 2001.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)