
“Ele está falando pastoso, não está não?…”, pergunta uma das publicações que circulam no Twitter (1, 2), no Facebook (1, 2), no Instagram e no YouTube. “EX-PRESIDENTE LULA COMPLETAMENTE BÊBADO! VEJAM”, escreveu outro usuário.
A equipe do AFP Checamos buscou o vídeo original nas redes sociais do ex-presidente e localizou publicações das mesmas imagens em suas contas no Instagram, Twitter e Facebook.
As postagens foram feitas em 21 de julho, dias antes de a versão viralizada começar a circular. O trecho destacado nos perfis é parte de uma entrevista concedida pelo político do Partido dos Trabalhadores (PT) à rádio Jovem Pan em 20 de julho.
Comparando o vídeo original ao viralizado, observa-se que este último teve sua velocidade alterada para arrastar a voz de Lula, dando a impressão de que ele estava alcoolizado, como sugerem os textos que acompanham as publicações.
A alteração pode ser confirmada pelo tempo de duração da gravação original e da versão viralizada: o mesmo trecho da fala na primeira tem 33 segundos de duração, enquanto na segunda é mais longa, com 46 segundos.
A AFP entrou em contato com a assessoria de Lula, mas não obteve resposta.
Esse conteúdo também foi checado pelos sites Fato ou Fake, Aos Fatos e Agência Lupa.
O AFP Checamos já verificou outras publicações com alegações semelhantes (1, 2, 3).
