(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Protesto da polícia francesa contra declarações do ministro do Interior é tirado de contexto

Alegações semelhantes também circularam nas redes em sérvio, alemão e espanhol


06/04/2021 20:16 - atualizado 06/04/2021 20:16


 

Captura de tela feita em 6 de abril de 2021 de uma publicação no Instagram
Captura de tela feita em 6 de abril de 2021 de uma publicação no Instagram
Um vídeo em que várias pessoas, algumas fardadas e portando armas, jogam algemas no chão, acompanhada da alegação de que policiais franceses militares e civis decidiram ficar “ao lado da população” e não fechar comércios, foi compartilhada mais de 285 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 1º de abril. Mas isso é falso. Na gravação de junho de 2020, um homem explica que se trata de um protesto em reação aos comentários feitos pelo então ministro do Interior Christophe Castaner.


“Na França policiais militares e policiais civis decidem não favorecer o sistema globalista e ficam ao lado da população, não irão fechar comércios e recolher mercadorias de cidadãos. Eles decidiram não rasgar os direitos constitucionais da própria pátria”, indicam as legendas das publicações que contêm a sequência, de pouco mais de 3 minutos, visualizada mais de 2,7 milhões de vezes no Facebook (1, 2, 3), Instagram (1), Twitter (1, 2) e YouTube.

Alegações semelhantes também circularam nas redes em sérvio, alemão e espanhol.

As postagens fazem referência às ações tomadas em muitos países, entre eles a França, para conter a propagação da covid-19, como o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e a realização de quarentena pela população, que têm sido alvo de protestos sob o argumento de “ditadura” das restrições sanitárias.

Até o dia 6 de abril, o mundo acumulava mais de 131,7 milhões de casos de coronavírus e mais de 2,8 milhões de mortes pela covid-19, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

O vídeo original


Mas a gravação viralizada não tem relação com a pandemia, embora tenha sido registrada em 11 de junho de 2020: trata-se de um protesto de policiais contra as declarações e decisões do então ministro do Interior francês Christophe Castaner.

Aos dois minutos de vídeo ouve-se uma pessoa falando, em francês: “Boa noite a todos, estamos ao vivo no Brut, aqui é Remy Buisine falando em frente à delegacia de polícia em Bobigny”. Remy Buisine é um jornalista francês que trabalha para o portal de vídeos Brut.

Uma busca por essa frase, em francês, levou à gravação transmitida ao vivo na página do Brut no Facebook, em 11 de junho de 2020, e que tem 33 minutos de duração.

Na sequência, Buisine deu mais detalhes sobre a ação: “Nesse momento há entre 100 e 150 membros das forças de segurança. Eles acabam de jogar, simbolicamente, suas braçadeiras de policiais e algemas em resposta às declarações de Christophe Castaner no início dessa semana”.

“Eles sentiram nos comentários do ministro uma forma de estigmatização de toda a profissão e é isso que querem condenar com a ação de hoje. Você vê essa imagem extremamente forte dos policiais que jogaram suas algemas no chão. Eles consideram especialmente lamentável a posição do ministro sobre as técnicas de prisão e interrogatório, dizendo que se algumas delas fossem retiradas, isso complicaria sua capacidade de intervir no campo”, assinalou o repórter.

Em determinado momento do vídeo vê-se um cartaz segurado por alguns policiais, cujo texto, em francês, diz: “Forças de ordem em um mundo mágico”. Sobre isso, Buisine explicou: “E você vê essas mensagens irônicas, referindo-se aos Ursinhos Carinhosos. Bem-vindos ao mundo dos Ursinhos Carinhosos”.

A imprensa (1, 2) reportou a indignação dos policiais, que jogaram suas algemas no chão após se sentirem “insultados” pelos comentários de que toleravam a brutalidade e o racismo. A ação ocorreu em Bobigny, Lille, Rennes, Bordeaux, Toulouse e outras cidades.
Comparação feita em 6 de abril de 2021 entre o vídeo viralizado no Facebook (à esquerda) e a gravação original de 2020
Comparação feita em 6 de abril de 2021 entre o vídeo viralizado no Facebook (à esquerda) e a gravação original de 2020

Em 8 de junho de 2020, o então ministro do Interior Castaner, que deixou o cargo no mês seguinte, anunciou o fim do método de detenção policial de “estrangulamento”, após manifestantes irem às ruas afirmar que a polícia francesa era racista com as minorias étnicas assim como a polícia dos Estados Unidos era acusada de ser violenta com pessoas negras.

A polícia francesa, contudo, negou qualquer similaridade com as ações dos policiais norte-americanos em Minneapolis, cuja morte de George Floyd, que estava sob custódia, provocou uma onda de protestos em todo o mundo.

Um conteúdo semelhante foi checado pelas equipes do Aos Fatos e do Boatos.org.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)