(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Esta cena de um hospital após um incêndio foi registrada em 2010; a imprensa noticiou o caso

Essa foto já havia circulado amplamente em maio de 2020, mas voltou a ser compartilhada milhares de vezes no Facebook


19/03/2021 21:24 - atualizado 19/03/2021 21:24


 

Captura de tela feita em 18 de março de 2021 de uma publicação no Instagram
Captura de tela feita em 18 de março de 2021 de uma publicação no Instagram
Uma foto de pessoas deitadas em macas e aglomeradas no que parece ser a entrada de um hospital foi compartilhada mais de 15 mil vezes nas redes sociais desde o final de fevereiro de 2021 com a afirmação de que a cena foi registrada em 2016. As postagens ironizam dizendo que, naquela época, a saúde estava “bem” e que a imprensa não noticiou nada a respeito. Mas isto é falso: a foto foi tirada em abril de 2010, após um princípio de incêndio e um apagão atingirem o Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, levando à evacuação do local. Além disso, a imprensa publicou matérias sobre o ocorrido.


“Foto de 2016. ‘Bons’ tempos em que a saúde estava ‘bem’ e a imprensa não noticiava nada a respeito. Bando de Hipócritas…”, diz o texto visto acima da imagem de um espaço lotado de pacientes e acompanhantes, além de profissionais de saúde.

Essa foto já havia circulado amplamente em maio de 2020, mas voltou a ser compartilhada milhares de vezes no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2, 3) desde o fim de fevereiro de 2021, em meio ao agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil e a consequente falta de leitos em diversos estados.

A mesma foto viralizou nas redes sociais no início de 2021, mas com a afirmação de que o registro havia sido feito em 2013, quando “o Lula era presidente e não havia corona vírus”.

No último dia 16 de março, a Fiocruz publicou um boletim mostrando que “das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%”.

No caso das capitais, 25 das 27 apresentam taxas iguais ou maiores que 80%, sendo 19 delas superiores a 90%.


A origem da fotografia


Uma busca reversa pela imagem no Google localizou como registro mais antigo uma publicação no blog “Paulo Vasconcelos - Renovando com Ética e Fé” com data de 7 de abril de 2010 e intitulada “Fogo no IJF – Instituto Doutor José Frota”. Na época, Paulo Vasconcelos era vereador eleito por Sobral, no Ceará.

Ilustrado com a mesma imagem que viralizou nas redes sociais em 2020 e 2021, o texto indica que houve um “incêndio e apagão nessa noite de terça-feira [6 de abril de 2010] no Instituto Doutor José Frota (IJF)”, em Fortaleza, no Ceará.

Em seu artigo, Vasconcelos cita o vereador da cidade Plácido Filho, que fez críticas à gestão da então prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins: “Nunca na história dessa cidade vimos uma situação de guerra como presenciamos no IJF. O que aconteceu foi resultado do descaso da Prefeitura com aquele hospital, que é referência no Nordeste e a maior emergência do Ceará”.

Para confirmar o contexto da fotografia, o Checamos entrou em contato com a assessoria de imprensa do Instituto Doutor José Frota, que esclareceu que a “ocorrência foi registrada em 2010”.

Este caso foi noticiado por veículos de comunicação (1, 2, 3), ao contrário do que afirmam nas postagens viralizadas, informando que o incêndio começou na tarde de 6 de abril de 2010, quando um curto-circuito provocou problemas no fornecimento de energia do hospital, levando a um apagão.

No portal do governo do Ceará uma matéria menciona que o incêndio ocorrido no IJF se deu por uma pane no sistema elétrico após um curto-circuito danificar dois capacitores.

Ainda segundo a imprensa, alguns pacientes da emergência e das áreas afetadas precisaram ser levados à área externa, assim como médicos e pessoas em condições de andar.

O Instituto Doutor José Frota é de responsabilidade do governo municipal. Em 2011, durante uma sessão na Câmara Municipal, um vereador sugeriu que a prefeitura de Fortaleza deixasse o IJF sob o comando do governo estadual ao fazer uma série de críticas à então prefeita Luizianne Lins, do PT.

Em maio de 2016, a então presidente Dilma Rousseff, reeleita dois anos antes, passou por um processo de impeachment, acusada de crime de responsabilidade por maquiar contas públicas, e seu vice, Michel Temer, assumiu o poder, sendo sucedido por Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)