(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Biden não distribuiu ivermectina e leite condensado a vacinados nos EUA

Vídeos que surgiram em grupos de WhatsApp mostram brasileiro de aparentemente 50 anos afirmando que recebeu presentes do governo dos EUA


09/02/2021 19:59 - atualizado 09/02/2021 21:26

Governo dos EUA não presenteou brasileiro com ivermectina e leite condensado(foto: Reprodução)
Governo dos EUA não presenteou brasileiro com ivermectina e leite condensado (foto: Reprodução)
Um vídeo que circula em grupos de WhatsAPP e no Facebook mostra um homem brasileiro, aparentemente com 50 anos e que teria se vacinado, afirmando que o presidente Joe Biden está distribuindo ivermectina e leite condensado para quem receber o imunizante contra o coronavírus nos Estados Unidos. Mas a informação é falsa.

Nas imagens, o homem, que seria um dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, relata que recebeu uma correspondência e foi chamado para tomar a vacina contra a COVID-19. Ele havia “sido convocado por estar na zona de risco e ter mais de 50 anos”.
 
O homem ainda diz que as pessoas não acreditavam na idade dele e que ele teve que mostrar a identidade e “demonstrou estar na zona de risco”. Depois, ele afirmou ter ido para uma sala com o “Exército, Marinha e Aeronáutica”, onde ficou cerca de 40 minutos. Depois de tomar a vacina, ele teria um brinde dos Estados Unidos.

No vídeo, ele diz que recebeu uma marmita com arroz, vegetais, camarão, frutas e uma caixinha de ivermectina. Pelas informações da caixa, o medicamento constava a tarja amarela que indicava ser um genérico do Brasil. Por fim, o homem afirmou que Biden aderiu ao tratamento precoce (prática não recomendada pelas autoridades de saúde no tratamento de COVID-19.
 
O fato foi analisado pelo Projeto Comprova e outros sites especializados em desvendar boatos.  

A informação se torna falsa porque os Estados Unidos vacinam, atualmente, apenas os profissionais de saúde e idosos acima de 65 anos. Outra evidência é que o país não usa carta por correio para convocar as pessoas para vacinação e sim SMS ou e-mail. 

Por fim, a agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), informa em seu site que embora existam usos aprovados para ivermectina, a droga não foi aprovada para a prevenção ou tratamento da COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)