(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUERRA EM GAZA

Avião do governo brasileiro chega a Israel para resgatar brasileiros; entenda como vai funcionar

O pouso em solo brasileiro está programado para as 1h da quarta-feira (11), no horário de Brasília


10/10/2023 12:33 - atualizado 10/10/2023 12:47
436


Avião da Força Aérea Brasileira
Avião da Força Aérea Brasileira (foto: Força Aérea Brasileira)

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Tel Aviv, Israel, às 9h41 desta terça-feira (10) como parte de uma operação para repatriar cidadãos brasileiros após os ataques do Hamas.

O voo teve início em Roma às 6h42 (horário de Brasília), e está previsto para decolar de volta ao Brasil por volta das 12h, seguindo diretamente para Brasília.

O pouso em solo brasileiro está programado para as 1h da quarta-feira (11), no horário de Brasília.

Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estarão disponíveis ainda outras duas aeronaves.

Garantir voos de Israel para diferentes países tem sido difícil pela alta demanda e pelos cancelamentos constantes de voos por companhias aéreas após a escalada do conflito.

Até a última segunda-feira (9/10), 1.700 brasileiros haviam feito pedidos de expatriação para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um formulário disponibilizado pelo governo. A opção continua válida até o momento de publicação desta reportagem.

O governo também fornece instruções sobre como se dirigir ao Aeroporto Ben-Gurion à medida que os voos forem confirmados.

O Itamaraty ainda recomenda a todos os brasileiros que possuam passagens aéreas que considerem embarcar nos voos comerciais disponíveis no Aeroporto de Ben-Gurion, que, apesar dos problemas, continua operando.

Quanto aos brasileiros na Palestina, o governo está analisando a implementação de um plano de evacuação para aqueles que desejam deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.

Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty - a maioria fora da área de conflito.

Mais de 900 pessoas foram mortas em Israel desde que o Hamas lançou os ataques, incluindo 260 que participavam de um festival de música.

Uma das vítimas foi o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos. Outros dois brasileiros, que não tiveram suas identidades confirmadas pelo Itamaraty,continuam desaparecidos.

Em Gaza, quase 690 pessoas morreram depois de Israel ter lançado ataques aéreos em retaliação, segundo a Autoridade Palestina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)