(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ITÁLIA

Chefe da máfia siciliana Messina Denaro entra 'em coma'

Messina Denaro sofre de câncer do cólon há vários anos. Foi sua decisão de se submeter a tratamento que o levou à detenção em uma clínica em Palermo


23/09/2023 11:46 - atualizado 23/09/2023 12:20
436

Prisão por canabinieri italiano do mafioso Messina Denaro, em 16 de janeiro passado
Prisão por canabinieri italiano do mafioso Messina Denaro, em 16 de janeiro passado (foto: Handout / ITALIAN CARABINIERI PRESS OFFICE / AFP)
O conhecido chefe da máfia siciliana Matteo Messina Denaro, de 61 anos, capturado em janeiro após passar três décadas foragido, está em coma no hospital e não recebe mais alimentação, conforme informação divulgada neste sábado (23).

Messina Denaro sofre de câncer do cólon há vários anos. Foi sua decisão de se submeter a tratamento que o levou à detenção, após visita a uma clínica em Palermo, capital da Sicília.

Enfrentando inúmeras penas de prisão perpétua, ele foi levado para um presídio de segurança máxima de L'Aquila, onde teria continuado o tratamento em sua cela.

No início de agosto, Messina Denaro foi transferido para a ala de reclusos do hospital local, onde seu estado piorou nos últimos dias.

Agora, encontra-se em "coma irreversível", segundo a imprensa local, que afirma que os médicos pararam de alimentá-lo e que ele pediu para não ser reanimado, em caso de morte.

Messina Denaro foi, durante muitos anos, uma figura de destaque da Cosa Nostra, o sindicato do crime siciliano da vida real retratado nos filmes "O Poderoso Chefão". Foi um dos mais cruéis, condenado seis vezes à prisão perpétua, entre elas, por participação no assassinato do juiz antimáfia Giovanni Falcone, em 1992.
Também foi condenado por participar de uma série de atentados letais em Roma, Florença e Milão, em 1993, e pelo sequestro e posterior assassinato do filho de 12 anos de uma testemunha no caso Falcone.

Desapareceu no verão de 1993 e passou a liderar a lista das pessoas mais procuradas da Itália.

Nos anos seguintes, houve muita especulação sobre seu paradeiro. Por fim, descobriu-se que ele estivera perto de sua cidade natal, Castelvetrano, no oeste da Sicília.

Embora sua prisão tenha trazido certo alívio às suas vítimas, o chefe da máfia sempre manteve seu silêncio. Em entrevistas sob custódia desde que foi preso, Messina Denaro chegou a negar ter sido membro da Cosa Nostra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)