(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Alto comissário de DH alerta sobre futuro 'aterrorizante' por mudança climática


03/07/2023 09:07
436

A mudança climática ameaça levar a humanidade para um futuro "verdadeiramente aterrorizante" de fome e sofrimento, alertou o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, nesta segunda-feira (3).

Ele também acusou os líderes mundiais de se contentarem com palavras para combater a crise climática e pensarem apenas no curto prazo, durante um debate do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre o direito à alimentação.

"Nosso meio ambiente está queimando, está derretendo, está inundado, está se esgotando, está secando, está morrendo", disse ele, temendo um "futuro distópico".

Segundo Türk, o direito à alimentação está totalmente ameaçado pela mudança climática, com eventos climáticos extremos destruindo plantações, rebanhos e ecossistemas.

"Mais de 828 milhões de pessoas passaram fome em 2021 (...) e a mudança climática deve colocar mais 80 milhões de pessoas em risco de inanição até meados deste século", insistiu.

Ele também disse esperar que a cúpula do clima COP28, prevista para acontecer em Dubai em novembro e dezembro deste ano, seja "uma virada de jogo" e pediu o fim dos "subsídios sem sentido" à indústria de combustíveis fósseis.

O Acordo de Paris de dezembro de 2015 após a COP21 tinha como objetivo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo de 2°C" durante este século e continuar os esforços para limitá-lo a 1,5°C.

A temperatura média diária do mundo já atingiu pelo menos 1,5°C a mais em comparação com a era pré-industrial entre 7 e 11 de junho, e chegou a 1,69°C a mais em 9 de junho, disse à AFP um porta-voz do serviço Europeu de mudança climática Copernicus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)