(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FUMAÇA

Fumaça de incêndios no Canadá invade os Estados Unidos

Alertas de saúde são emitidos em várias regiões dos EUA, enquanto fumaça laranja prejudica o ar e causa riscos à saúde da população


07/06/2023 15:03 - atualizado 07/06/2023 15:03
436

Estátua da Liberdade
A fumaça encobriu pontos famosos em Nova York, como a Estátua da Liberdade. (foto: ED JONES/AFP)
Na terça-feira, 6, uma neblina laranja originada pelos incêndios florestais no Canadá atingiu os Estados Unidos, trazendo preocupações em relação à qualidade do ar e possíveis riscos à saúde da população. Moradores reportaram sintomas como lacrimejamento, tosse e um odor intenso de fumaça. Autoridades recomendaram que as pessoas permaneçam em suas casas com as janelas fechadas.
 
Ver galeria . 14 Fotos Fumaça de incêndios no Canadá assusta norte-americanosSAUL LOEB / AFP ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP ANGELA WEISS / AFP EDUARDO MUNOZ ALVAREZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Fumaça de incêndios no Canadá assusta norte-americanos (foto: SAUL LOEB / AFP ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP ANGELA WEISS / AFP EDUARDO MUNOZ ALVAREZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP )
 

Os alertas de saúde foram emitidos em Nova York, Carolina do Norte, Carolina do Sul e no oeste de Minnesota. As autoridades alertaram que adultos mais velhos, crianças e indivíduos com problemas cardíacos ou pulmonares, incluindo asma, correm riscos maiores. Em Nova York, a fumaça encobriu pontos turísticos famosos, como a Estátua da Liberdade e o Empire State Building.

Conforme noticiado pela IQAir, empresa que monitora a qualidade e a poluição do ar, a qualidade do ar em Nova York estava entre as piores do mundo na noite de terça-feira, alcançando um índice de 218, o que indica ar muito insalubre. Esse nível de poluição pode causar efeitos generalizados em pessoas saudáveis e graves em pessoas com problemas respiratórios.

A situação levou a New York Road Runners, organização responsável pela Maratona de Nova York, a aconselhar corredores que vivem em áreas afetadas pela fumaça a não participarem do Dia Mundial da Corrida, na quarta-feira, 7. As condições perigosas de fumaça podem persistir até o final da semana.
 

Na Carolina do Norte, o Departamento de Qualidade Ambiental do estado emitiu alertas de qualidade do ar 'Código Vermelho' e 'Código Laranja' até quarta-feira. No Canadá, centenas de incêndios florestais têm ocorrido ao longo das últimas semanas, com focos em Alberta, Colúmbia Britânica e Saskatchewan. A província de Quebec tornou-se o epicentro dos 160 incêndios que atingem o país, a maioria fora de controle.

A cidade canadense de Toronto também enfrentou péssima qualidade do ar na terça-feira. Cerca de 26 mil pessoas no Canadá foram evacuadas de suas casas desde segunda-feira, 5. O ministro da segurança pública do Canadá, Bill Blair, destacou a gravidade da situação, enquanto centenas de soldados foram mobilizados para combater os incêndios.

O primeiro-ministro Justin Trudeau expressou preocupação com os canadenses afetados. Até o momento, mais de 2.200 incêndios florestais foram registrados no Canadá este ano. Embora seja difícil atribuir um surto de incêndio específico à mudança climática, um relatório das Nações Unidas indicou que o risco de incêndios florestais devastadores em todo o mundo aumentará nas próximas décadas devido à intensificação das mudanças climáticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)