(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Três europeus libertados pelo Irã chegam aos seus países de origem


03/06/2023 13:32
436

Uma semana depois da libertação de um trabalhador humanitário belga, outros três europeus que estavam presos no Irã, um dinamarquês e dois com dupla cidadania austríaco-iranianos, retornaram aos seus países de origem após negociações delicadas.

A libertação dos três europeus, além do voluntário belga, Olivier Vandecasteele, na semana passada, aconteceu como uma troca de prisioneiros por um diplomata iraniano, Assadolah Assadi, condenado e preso por acusações de terrorismo na Bélgica.

O avião com os três ex-prisioneiros pousou no aeroporto militar de Melsbroek, próximo de Bruxelas, na madrugada de sábado (3).

A aeronave decolou de Mascate, capital de Omã, país que ajudou no acordo de libertação.

Após serem recebidos pela ministra belga das Relações Exteriores, Hadja Lahbib, e por diplomatas dinamarqueses e austríacos, os três homens partiram para seus países de origem.

O dinamarquês Thomas Kjems chegou a Copenhague neste sábado às 11H00 (6H00 de Brasília). Ele foi preso em novembro de 2022 no Irã "à margem das manifestações pelos direitos das mulheres".

Os dois austríaco-iranianos, Kamran Ghaderi e Massud Mosaheb, chegaram ao aeroporto de Viena às 11H30 (6H30 de Brasília), onde foram recebidos por suas famílias e pelo ministro austríaco das Relações Exteriores, Alexander Schallenberg.

Kamran Ghaderi, empresário, foi preso em janeiro de 2016, enquanto Massud Mossaheb passou quase quatro anos preso até a libertação em novembro do ano passado por razões médicas. No entanto, ele não estava autorizado a sair do país.

THE BLACKSTONE GROUP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)