(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOMBA

Bomba da Segunda Guerra Mundial força evacuação de moradores na Polônia

Artefato de 250 quilos, não detonado, encontrado próximo a viaduto ferroviário, resulta na interrupção do tráfego e deslocamento de residentes


26/05/2023 18:07 - atualizado 26/05/2023 20:02
436

Polônia
(foto: Hrs Poland)
Na última sexta-feira (16/5), uma bomba aérea alemã SC-250 da Segunda Guerra Mundial, pesando 250 quilos, foi descoberta na cidade polonesa de Breslávia, levando à evacuação de aproximadamente 2.500 moradores. O artefato foi encontrado nas proximidades de um viaduto ferroviário, no sudoeste do país. O exército polonês confirmou a origem e o tipo de bomba.

Para garantir a segurança dos habitantes, a cidade disponibilizou ônibus para conduzi-los a uma área segura enquanto especialistas em desativação de bombas atuavam no local. Além disso, o tráfego ferroviário precisou ser interrompido até que a remoção do objeto fosse concluída, conforme relatado pela mídia local.

Aleksandra Freus, porta-voz da polícia, informou à emissora TVN24 que nem todos os residentes concordaram em evacuar suas residências e as autoridades não tinham o poder de obrigá-los a fazê-lo. A polícia emitiu um alerta público para a evacuação, destacando a ameaça à saúde e à vida humana causada por munições não detonadas.
 

No contexto histórico, durante a Segunda Guerra Mundial, Breslávia era conhecida como Breslau, uma cidade alemã. A cidade sofreu com intensos combates e destruição generalizada, resultantes de bombardeios soviéticos antes da rendição da Alemanha. Após o conflito, com a redefinição das fronteiras, a cidade passou a fazer parte do território polonês, tendo sido cedida pela Alemanha derrotada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)